Prefeitura realiza primeira edição do UBS na Rua em 2025

Procura de vacinas contra a Covid liderou o atendimento da ação, realizada no trapiche do balneário Valverde
A procura por vacinas contra a Covid dominou os atendimentos da primeira edição da UBS na Rua em 2025. A atividade realizada pela Prefeitura, por meio do Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi feita durante toda a manhã e em parte da tarde desta segunda-feira (24) junto ao trapiche localizado no balneário Valverde. Evento de periodicidade mensal, o próximo UBS na Rua está marcado para abril no posto de saúde da Cohab Guabiroba, bairro Fragata.
Conforme a apoiadora técnica do distrito Areal-Praias da rede da Atenção Primária da SMS, Elem Lira, foram feitos cerca de 250 atendimentos pela equipe da UBS Laranjal, que atualmente presta serviços no Barro Duro em razão das obras de reforma no posto. Além da vacina contra Covid, os profissionais atualizaram calendário vacinal em adultos, idosos e crianças, emitiram receitas e acolheram pacientes de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. “O resultado foi muito bom, bem efetivo”, avaliou. Também estiveram presentes as equipes da Saúde Bucal e Saúde Mental.
A dona de cada Lorrana Farias aproveitou o UBS na Rua para buscar receitas para ela e para o filho, ambos pacientes crônicos. Ela sofre de hipertensão e o filho de TDAH – Fotos: Volmer Perez
A dona de casa e moradora no Valverde, Lorrana Farias, 26 anos, aproveitou o evento para retirar receitas, já que é hipertensa e, por isso, faz uso de medicação controlada – dela e do filho, de oito anos, ele, no caso, portador de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade). Para ela, não poderia ter sido mais feliz a ideia de abrir a atual temporada da UBS na Rua junto ao trapiche. “Ficou muito mais fácil para mim, se tivesse aqui toda a semana até o postinho retornar ficaria bem mais fácil”, afirma. Com a suspensão temporária dos atendimentos no posto do Laranjal, ela agora depende do ônibus para buscar atendimento na UBS Barro Duro.
Atingida pela enchente, Joelma Moreira da Silva (foto ao lado), 43, voltou ao Valverde na tarde desta segunda-feira (24) para atualizar a carteira de vacinação do filho Valentim, de seis anos. Atualmente no Barro Duro, para onde se transferiu em julho do ano passado, dois meses após ter a casa invadida pelas águas, ela aproveitou para matar a saudade da localidade, para onde pretende retornar. Mas não apenas: “Conheço todo o mundo que está aqui”, disse ela, sobre a equipe da UBS do Laranjal. “Quando precisei fui muito bem atendida pelo pessoal do [posto de saúde] Barro Duro, mas o mais importante é o acesso que a UBS na Rua proporciona, por isso viemos“, disse.