Prefeitura recorre da bandeira vermelha
Prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) apontou ampliação no número de leitos como um dos argumentos para a manutenção do Município em bandeira laranja
A Prefeitura de Pelotas encaminhou, no sábado (25), ao governo do Estado, recurso para reverter a bandeira vermelha preliminar determinada pelo modelo de Distanciamento Controlado. É a segunda vez que Pelotas pede a mudança da classificação do Município, considerada de alto risco para a contaminação pelo coronavírus.
O recurso foi embasado no aumento recente de leitos Covid – de 89 para 114, entre Enfermaria e UTI, adultos e pediátricos. A prefeita Paula Mascarenhas destacou a baixa hospitalização em vagas de Enfermaria – utilizadas por pacientes considerados em condições menos graves, e no fato de 50% dos leitos de UTI estarem, no momento, ocupados. O crescimento mais lento de óbitos, se comparado à semana anterior, e o acréscimo no registro de recuperados, equivalente à semana passada, também foram levados em conta para encaminhar o recurso.
“Recorremos porque acreditamos que o protocolo hoje existente em Pelotas alcança o esperado equilíbrio entre proteção à saúde e à economia. O abre e fecha é muito negativo, tensiona a sociedade e não favorece o engajamento”, explicou a prefeita.
O Gabinete de Crise do governo do Estado tem até a próxima segunda-feira (27) para avalia o recurso, quando o mapa definitivo será divulgado. As regras da bandeira determinada passam a valer a partir da terça (28).