Diário da Manhã

quinta, 20 de junho de 2024

Notícias

Prefeitura reforça evacuação nas áreas vermelhas do mapa de risco. Canal atingiu 3 metros

Prefeitura reforça evacuação nas áreas vermelhas do mapa de risco. Canal atingiu 3 metros
16 maio
08:35 2024

Nível do canal São Gonçalo ultrapassa recorde histórico de 2,88 na noite desta quarta-feira (15) e foi para muito além: 3,00 metros

A prefeita Paula Mascarenhas voltou a pedir na noite desta quarta-feira (15) durante live na sala de situação do 9° BIMtz que a população residente nas áreas vermelhas do mapa de risco, disponibilizado pela Prefeitura, deixe suas casas imediatamente e procure um lugar seguro, na casa de familiares, amigos ou ainda nos abrigos públicos e particulares do município. Às 21h, após sucessivas altas, o canal atingiu a marca histórica de 2,89 metros.

E as águas não pararam de subir. O Canal São Gonçalo atingiu impressionantes 3 metros.

Após 83 anos, manancial ultrapassa recorde da enchente de 1941. Foto: Gustavo Vara

“Não temos projeção de até onde as águas podem chegar, portanto é preciso que a população fique em alerta. As áreas vermelhas não devem estar habitadas, e pedimos para quem esteja nelas ou resolveu retornar, que saia imediatamente”, afirmou a prefeita Paula Mascarenhas.

A razão para o aumento do nível que era aguardado para quinta-feira (16) se deve ao volume excessivo de água na Lagoa dos Patos. Técnicos explicaram que a elevação da Lagoa ocorre em razão do empilhamento das águas que estão vindo de Porto Alegre, sem a necessidade de ventos ou chuvas influenciarem na crescente. O canal da Barra de Rio Grande não consegue dar vazão ao volume de água. “É como se um ralo estivesse entupido e a torneira aberta”, explicou o meteorologista e professor da UFPel, Henrique Repinaldo.

Foto do alto: Janine Tomberg

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções