Diário da Manhã

domingo, 05 de maio de 2024

Notícias

Premiado “Branco sai, preto fica” no The BlackCine

Premiado “Branco sai, preto fica” no The BlackCine
08 junho
09:38 2016

Festa “black” na cidade satélite de Ceilândia, foi violentamente reprimida por policiais militares em 1986. Ao público foi dada a ordem evidenciando o racismo institucionalizado no aparato de segurança pública: “Branco sai, preto fica”. Como consequência da ação truculenta, Marquim do Tropa foi atingido, tornando-se cadeirante. Já “Shockito” atualmente usa uma perna mecânica. Premiado no Brasil e exterior, o filme “Branco sai, preto fica” (2013), será exibido nesta quarta. Trata-se de mais uma etapa da mostra “The BlackCine”, e a sessão acontecerá às 19h no Centro Cultural Marrabenta – rua Cel. Alberto Rosa 302. ENTRADA FRANCA.

FILME mescla fatos reais e ficção. Com base no episódio de violência racial na periferia, o personagem “Dimas Cravalanças” chega do ano 2073 para reunir provas. Ele viaja no tempo através de um contêiner. Entre as questões provocadas pelo filme, que conta com depoimentos das vítimas da violência em Ceilândia, está o abismo racial e social que demarca os espaços de poder na sociedade brasileira. Com 1h20min de duração, a  direção é de Adirley Queirós.

PRÊMIOS – Em 2014, o longa conquistou catorze prêmios no Festival de Brasília. Em 2015,  foi o vencedor do 33º Festival Internacional de Cinema do Uruguai. Também recebeu o prêmio especial do júri, e prêmio da crítica internacional, no 55º Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias na Colômbia.

(C0G0Y)

Comentários ()

Seções