Prêmio Jabuti Acadêmico anuncia finalistas da primeira edição, com pelotense na lista
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou dia 10/07 as obras semifinalistas da 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, a versão acadêmica do maior prêmio literário do país
Entre as obras selecionados está a do pelotense Fabrício Fonseca Machado, intitulada “Fernando Pessoa, Nietzsche e o niilismo”, que ficou entre os 10 melhores livros de Filosofia no Brasil em 2023.
O Prêmio Jabuti, principal reconhecimento literário do Brasil, tem sido uma plataforma duradoura para celebrar e destacar talentos nacionais, tornando-se uma referência incontestável no cenário literário ao proporcionar visibilidade a obras que enriquecem a cultura e o conhecimento do país. Por sua vez, o Prêmio Jabuti Acadêmico trata-se de uma iniciativa que visa reconhecer e enaltecer o valor das produções acadêmicas, científicas e profissionais que moldam e impulsionam o avanço do conhecimento em nosso país.
Fabrício Fonseca Machado é natural de Pelotas (1980), Mestre em Filosofia pela UFPel, graduado em Direito pela UFPel e em Filosofia pela UNISUL. É servidor público estadual, pesquisador e professor, já tendo sido laureado, em outra ocasião, com importante prêmio literário da Academia Rio-Grandense de Letras.