Presidente do SIMERS cobra de Sartori solução para questão do IPE
O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Paulo de Argollo Mendes, reuniu-se com o governador do Estado, José Ivo Sartori, e com o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis
Um dos temas abordados no encontro, que ocorreu no Palácio Piratini, foi a preocupação do Sindicato com relação aos rumos que a atual direção do Instituto de Previdência do Estado (IPE) vem tomando. “A administração está em visível rota de colisão com a categoria médica”, afirmou Argollo.
Mendes também relatou as dificuldades encontradas com o IPE, especialmente no que diz respeito ao repasse do instituto para os médicos credenciados, e solicitou ao governador que procure encontrar soluções para evitar conflitos entre a categoria e o governo do Estado. Durante o encontro, também foram tratados assuntos referentes às Organizações Sociais no âmbito da Secretaria de Saúde.
O SIMERS enfrenta dificuldades com o IPE, que pressiona os médicos a receber como Pessoa Jurídica, sob alegação de elevar o valor da consulta. Porém, o Sindicato já fez estudos que apontam que a opção é desvantajosa à maioria dos médicos. Um simulador existente no site do SIMERS e de outras entidades médicas permite que o próprio médico verifique o impacto. Reportagens na imprensa estadual apontam a situação de crise no IPE-Saúde. O quadro é agravado pelo débito de R$ 200 milhões do Estado com o fundo de saúde que sustenta o plano e que impossibilita uma política de remuneração dos médicos mais adequada. A categoria não tem correção dos honorários desde 2011.