Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Presidente do SIMERS cobra de Sartori solução para questão do IPE

Presidente do SIMERS cobra de Sartori solução para questão do IPE
09 julho
14:43 2016
PAULO MENDES(D) foi recebido pelo governador do Estado

PAULO MENDES(D) foi recebido pelo governador do Estado

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Paulo de Argollo Mendes, reuniu-se com o governador do Estado, José Ivo Sartori, e com o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis

Um dos temas abordados no encontro, que ocorreu no Palácio Piratini, foi a preocupação do Sindicato com relação aos rumos que a atual direção do Instituto de Previdência do Estado (IPE) vem tomando. “A administração está em visível rota de colisão com a categoria médica”, afirmou Argollo.

Mendes também relatou as dificuldades encontradas com o IPE, especialmente no que diz respeito ao repasse do instituto para os médicos credenciados, e solicitou ao governador que procure encontrar soluções para evitar conflitos entre a categoria e o governo do Estado. Durante o encontro, também foram tratados assuntos referentes às Organizações Sociais no âmbito da Secretaria de Saúde.

O SIMERS enfrenta dificuldades com o IPE, que pressiona os médicos a receber como Pessoa Jurídica, sob alegação de elevar o valor da consulta. Porém, o Sindicato já fez estudos que apontam que a opção é desvantajosa à maioria dos médicos. Um simulador existente no site do SIMERS e de outras entidades médicas permite que o próprio médico verifique o impacto. Reportagens na imprensa estadual apontam a situação de crise no IPE-Saúde. O quadro é agravado pelo débito de R$ 200 milhões do Estado com o fundo de saúde que sustenta o plano e que impossibilita uma política de remuneração dos médicos mais adequada. A categoria não tem correção dos honorários desde 2011.

Sobre o autor

Hélio Freitag Júnior

Hélio Freitag Júnior

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções