Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Produção industrial no RS recua e opera abaixo da capacidade

08 janeiro
14:46 2014

A produção industrial gaúcha caiu em novembro de 2013 em relação ao mês anterior, totalizando 48,6 pontos. Também acompanharam esse movimento de recuo o emprego (47,6 pontos), que demonstrou uma retração mais intensa do que a habitual para o período; e a Utilização da Capacidade Instalada (47,1 pontos), registrando um nível médio de 76% de ocupação. A Sondagem Industrial RS é realizada mensamente pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).

A desaceleração da atividade industrial, pouco comum para o penúltimo mês do ano, sofreu influência do excesso de estoque das indústrias, acumulado nos meses anteriores. As empresas reduziram a produção para escoar parte dele. Com isso, o índice de estoques em relação ao planejado diminuiu de 55,1 pontos, em outubro, para 53,8 pontos em novembro.

Para os próximos seis meses, as expectativas mostram que a demanda (51,6 pontos), o número de empregados (51,1) e as exportações (52,1) devem crescer moderadamente. Para as compras de matérias-primas (50,3 pontos), contudo, os empresários gaúchos projetam estabilidade por conta ainda do acúmulo de estoques indesejados.

O resultado da Sondagem Industrial sinaliza que o ritmo da atividade industrial gaúcha é lento. E, as expectativas em relação aos meses seguintes, entre neutras e moderadamente otimistas, sugerem a manutenção desse cenário.

O levantamento varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 pontos significa maior otimismo e abaixo indica pessimismo. Apenas a variável de estoques em comparação ao planejado é avaliada como negativa acima dos 50 pontos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções