Professor da UFPel lança livro sobre História Prisional no RS
A obra, que será lançada na Feira do Livro, oferece uma reflexão essencial sobre a trajetória do sistema prisional e suas implicações na sociedade
A Feira do Livro de Pelotas contará com o lançamento da obra “Castigar e corrigir no Rio Grande do Sul: Histórias de crime, leis e prisões”, de autoria do professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Bruno Rotta Almeida. Resultado de anos de pesquisa e dedicação, o livro lança um olhar detalhado sobre a evolução do sistema prisional no Rio Grande do Sul ao longo de um século.
A obra explora o contexto social, político e jurídico em duas épocas: a da antiga Casa de Correção de Porto Alegre (1907-1918) e a do Presídio Central (2010), analisando o perfil da população carcerária e os fatores históricos que moldaram o sistema prisional nesses períodos. Por meio de uma abordagem crítica e rigorosamente fundamentada, a obra explora os contextos de cada período. Em um momento de intensos debates sobre a superlotação e as condições das prisões, o livro oferece uma reflexão essencial sobre a trajetória do sistema prisional e suas implicações na sociedade.
A comunidade é convidada a participar do evento e conhecer esse importante trabalho de pesquisa, que revisita arquivos históricos e aprofunda o debate sobre os discursos criminológicos e a trajetória do sistema penal no estado.
AUTÓGRAFOS NA FEIRA DO LIVRO
A Feira do Livro de Pelotas acontece na Praça Cel. Pedro Osório, de 31 de outubro a 17 de novembro. O escritor Bruno Rotta Almeida estará autografando o seu livro, no dia 03 de novembro, às 18h, na Tenda dos Autógrafos.