Diário da Manhã

Notícias

Professor da UFPel toma posse como membro titular da Academia Brasileira de Ciências

Professor da UFPel toma posse como membro titular da Academia Brasileira de Ciências
30 maio
09:38 2025

O professor Antônio Costa de Oliveira, docente da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, foi empossado, no último dia 8 de maio, como membro titular da Academia Brasileira de Ciências

A cerimônia ocorreu na Escola Naval, no Rio de Janeiro (RJ), e formalizou o ingresso do servidor da UFPel no quadro permanente da ABC.

Eleito para a posição em dezembro de 2023, Oliveira teria tomado posse em ato realizado em maio de 2024; entretanto, sua participação não pode ocorrer devido às enchentes ocorridas no ano passado, que impediram seu translado à cidade carioca. Um ano depois, no entanto, ele recebeu sua posse e pode comemorar seu ingresso nesse seleto grupo de pesquisadores brasileiros.

Da Universidade Federal de Pelotas, o docente da FAEM é apenas o terceiro membro titular: passa a ocupar a posição juntamente com os professores César Victora, da Faculdade de Medicina, e Odir Dellagostin, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico. A UFPel tem, ainda, outros vários servidores como membros temporários da Academia, em posições voltadas a jovens pesquisadores em evidência.

“É um reconhecimento pelo trabalho de toda uma carreira”, comemora Antônio Oliveira. Sua indicação é fruto de um intenso trabalho de pesquisa e inovação realizado na área de Agronomia, que tem como destaque especial a sua participação no sequenciamento do genoma do arroz.

Segundo Oliveira, juntamente com o reconhecimento pela sua trajetória, vem também o encargo de ser uma referência para a ciência brasileira. “Como membros da ABC, temos uma responsabilidade maior”, comenta ele, ao se referir à sua posição, em especial junto aos jovens cientistas.

A ABC

A Academia Brasileira de Ciências é reconhecida como a mais prestigiosa associação de cientistas no país. Seu foco é o desenvolvimento científico, educacional e do bem estar social do país.

Com mais de 100 anos de atuação, busca reunir os principais pesquisadores do país para discutir a realidade científica brasileira. Conta, atualmente, com mais de 900 integrantes em sua composição.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções