Diário da Manhã

segunda, 13 de maio de 2024

Notícias

Professora palestra no Workshop Brasileiro de Redes Sociais

08 agosto
14:55 2014

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) esteve representada pela professora e pesquisadora Raquel Recuero e pela acadêmica Jornalismo, Suélen Freda, no 3º Workshop Brasileiro de Análise de Redes Sociais e Mineração (BRASNAM). O evento foi realizado em Brasília, nos dias 30 e 31 de julho e tinha por objetivo proporcionar uma oportunidade para grupos multidisciplinares conhecerem novas discussões sobre temas relacionados à análise de redes sociais e se envolverem com eles.

Suélen teve seu artigo Violência Discursiva: O Poder Simbólico na Conversação sobre Dominação e Gênero nos sites de Rede Sociais aprovado para o evento. Em seu trabalho, ela buscou analisar os mecanismos através dos quais a relação de poder simbólico e a relação de dominação são expostos e reforçados no Facebook. Através da análise de uma postagem de cada uma das duas fanpages – Não Aguento Quando e Tubby App –, buscou identificar a presença de uma violência simbólica, que não é evidente, mas que dissemina conceitos que dominam a sociedade. “A violência simbólica é aquela violência sutil do ‘dia-a-dia’ que passa despercebida porque é tratada como natural, diferente da física, mas que causam efeitos reais nas pessoas”, explica.

Raquel Recuero e os coordenadores do BRASNAM, Fabrício Benevenuto (UFMG) e Li Weigang (UnB)

Raquel Recuero e os coordenadores do BRASNAM, Fabrício Benevenuto (UFMG) e Li Weigang (UnB)

Raquel Recuero ministrou uma palestra sobre o uso de análise de redes para descrever e compreender, em conjunto com outras abordagens metodológicas, as narrativas de eventos na mídia social, especialmente no Twitter e no Facebook. Como exemplo para discussão, Raquel apresentou o projeto Monitor das Eleições e o monitoramento e os discursos dos protestos de junho, no Brasil. O objetivo foi discutir como diferentes elementos podem ser úteis para ir além do simples mapeamento e observar a construção desses discursos, bem como sua localização e espalhamento, trazendo maior complexidade para o estudo das interações na mídia social.

De acordo com Raquel, o foco principal de sua palestra foi o trabalho do grupo de pesquisa em Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais (MIDIARS) no qual atua. “Temos tentado mapear discursos nos sites de rede social usando análise de redes e outros métodos”, conta. Na oportunidade, também foram discutidas estratégias interdisciplinares para abordar o estudo das redes sociais online.

Congresso da Sociedade Brasileira de Computação – O 3º Workshop Brasileiro de Análise de Redes Sociais e Mineração, que foi realizado em conjunto com o 34º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), tinha por objetivo reunir pesquisadores e profissionais interessados ​​em análise de redes sociais e áreas afins, e promover a colaboração, bem como o intercâmbio de ideias e experiências.

O congresso da SBC é um evento realizado anualmente, com a intenção de promover e incentivar a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissionais da Computação.

Nos quatro dias que compõem o evento, com uma frequência diária de mil participantes, entre pesquisadores,  representantes da indústria, governo, professores, estudantes e profissionais de tecnologias da informação e comunicação (TICs), foram discutidos os últimos avanços científicos e tecnológicos e as futuras tendências na área de Ciência de Computação e Informática.

Comentários ()

Seções