Diário da Manhã

quinta, 16 de maio de 2024

Notícias

Profissionais do Vida Ativa participam do Pidi

30 junho
15:58 2014

Devido aos resultados positivos do Projeto Vida Ativa junto aos pacientes do Hospital Escola da FAU, a atividade contemplará os pacientes do Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (PIDI), em tratamento oncológico. No início de maio, o coordenador do projeto Vida Ativa, Antonio Freitas, aceitou o desafio proposto pela educadora social do Hospital Escola, Catiane Caetano, no sentido de alegrar, desenvolver atividades lúdicas e melhorar a autoestima de pacientes pediátricos e da clínica médica. Com a participação do palhaço RoyRoy – doutor do riso – e sua inseparável companheira Baratinha, os pacientes recebem, duas vezes por semana, visitas que propagam a alegria e buscam amenizar o sofrimento dos enfermos.

Desde a semana passada, RoyRoy e Baratinha estão integrados ao grupo de profissionais do PIDI, formado por duas equipes que atendem em domicílio dez pacientes oncológicos cada uma. RoyRoy e Baratinha levam suas brincadeiras e mensagens de otimismo, alegria e fé aos enfermos, servindo de complemento de grande valor lúdico ao tratamento clínico desenvolvido pelos médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. O projeto que atende 28 núcleos divididos em bairros, vilas e loteamentos da cidade buscou esta parceria fixa com a direção do Hospital Escola.

“Momentos de descontração e o riso – está provado – são elementos para ajudar na recuperação e na cura de pacientes, além de fortalecer as famílias, proporcionando-lhes momentos de alívio do estresse provocado pela doença de seus familiares”, enfatiza Freitas, ao destacar a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais do Vida Ativa com os pacientes.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções