Diário da Manhã

domingo, 19 de maio de 2024

Notícias

Programa estadual destinará recursos para castrações

29 setembro
14:53 2021

prefeita Paula Mascarenhas participou, nessa segunda-feira (27), do lançamento do programa Melhores Amigos – Bicho Sente como Gente, do governo do Rio Grande do Sul, que vai garantir, por meio de convênio, o repasse de recursos estaduais destinados à castração de cães e gatos. Pelotas é um dos 32 municípios que será contemplado na primeira etapa da iniciativa, que foi apresentada pelo governador Eduardo Leite e pela secretária Estadual de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Regina Becker, em cerimônia no Palácio Piratini em Porto Alegre. O vice-prefeito, Idemar Barz, também esteve presente.

A prefeita Paula Mascarenhas esteve presente no ato de lançamento do programa Melhores Amigos – Bicho Sente como Gente. Pelotas é um dos 32 municípios contemplados

O programa iniciará com o repasse à Prefeitura dos recursos para os procedimentos, que devem ser realizados em animais de famílias em situação de vulnerabilidade social. Está previsto a realização de mais de 12 mil castrações, com R$ 1,6 milhão. Farão parte do projeto, nesse momento, as cidades mais populosas do Estado.

Para Pelotas, isso acontece em um momento importante e de dificuldade, segundo Paula, já que a empresa que oferece esse serviço no município está com o contrato perto de ser encerrado. A gestora lembrou que esse contrato por dispensa foi firmado após não existirem adesões aos vários editais lançados.“O programa Melhores Amigos – Bicho Sente como Gente, que vai possibilitar o repasse dos recursos, vem em um momento estratégico para o Município. Assim, teremos tempo para refazer as licitações necessárias sem que o serviço de castrações seja interrompido. Serviço, esse, tão importante para a população, para vida da cidade, para saúde e, principalmente, para a proteção aos animais”, afirmou a prefeita.

Durante o ato, o governador Eduardo Leite lembrou do programa de castrações em Pelotas, o qual foi implementado durante seu mandato como prefeito (2011-2015), no ano de 2014, e que já realizou mais de 21 mil procedimentos. Agora, o governo do RS vai auxiliar os municípios de forma contínua. “Precisamos ter controle populacional dos animais para proporcionar vida digna a eles. O Estado precisa e vai participar desse processo e auxiliar permanentemente”, ressaltou.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções