Diário da Manhã

quinta, 02 de maio de 2024

Notícias

Programação na Bibliotheca Pública acontece no Dia da Dança

29 abril
14:57 2014
Jean Coll

Jean Coll

Movimentos do cérebro. No Dia Internacional da Dança, estará acontecendo a terceira edição do “Encontro de Políticas para a dança”. A realização é do Centro Contemporâneo Berê Fuhro Souto,  e a programação terá início às 18h desta terça (29/4) na Bibliotheca Pública Pelotense (BPP). Haverá três meses de debates, e “Jam session” como apresentação musical. O encontro tem apoio da SECULT, Theatro Sete de Abril, Curso de Dança da UFPel e Amasete.

MESA 1 terá como tema “Demandas para pensar a dança”. Integrantes: secretário “interino” Giorgio Ronna (Secult), enfocando a “Política cultural e as ações da Secretaria na área da dança”; secretário Fernando Estima (Desenvolvimento Econômico), com a abordagem “Pelotas vê a dança como potencial de desenvolvimento econômico e turismo?”; professora Rejane Santos e “A dança e sua inserção nas escolas municipais conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB)”. A mediação será da professora Carmen Anita Hoffmann, que coordena o curso de dança na UFPel.

Valesca Athaides

Valesca Athaides

MESA 2 apresentará “Relatos de experiência na dança e suas inserções”. Participantes: bailarina e diretora Valesca Athaides (Theatro Sete de Abril); professora Alexandra Dias (curso de dança/UFPel); Jean Coll (diretor da Pless Studio de Ballet e Movimento). A mediação será da coreógrafa e diretora artística Berê Fuhro Souto.

MESA 3  com o enfoque “Arte e dança na educação”. Debatedores: prof. dr. Alberto Coelho (IFSul); prof. Dr. Goy Keer (IFSul); profa. Mestre Josiane F. Franken Corrêa (curso de dança/UFPel). Mediação a cargo do prof. dr. Thiago Folk Amorim (Dança/UFPel).

Berê Fuhro Souto

Berê Fuhro Souto

MÚSICA – Berê Fuhro Souto informa: “Após as mesas teremos uma ‘Jam Session’  com os músicos Marquinho Brasil e Leonardo Oxley, que contarão com a participação do público”.

INTERCÂMBIO – “O 3° Encontro de Políticas para a Dança, que transcorrerá no Dia Internacional da Dança, é iniciativa do Centro Contemporâneo Berê Fuhro Souto e Bibliotheca Pública Pelotense. Nossa intenção é debater sobre as demandas para pensar  políticas à dança em Pelotas. Estamos propondo um livre intercâmbio entre artistas profissionais de dança, Curso de Dança da UFPel, direção do Theatro Sete de Abril, Conselho Municipal de Cultura, Secretarias de Cultura, Educação e Desenvolvimento Econômico. Como objetivo, refletir sobre a inserção do artista da dança no cenário contemporâneo”, acrescenta Berê. HOMENAGEM –  A data que homenageia a dança foi instituída pelo Comitê Internacional da Dança da Unesco em 1982. A comemoração tem por base o dia de nascimento do francês Jean-Georges Noverre, nascido em 1727 e considerado como um dos grandes nomes mundiais da dança.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções