Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Projeto alia Moda, Sustentabilidade e Ação Social

02 julho
16:11 2014

Moda a diversas mãos e que leva em consideração todas as dimensões da sustentabilidade. O projeto de extensão José-Fina, criado pela acadêmica do curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Jéssica Madruga da Silva, pretende desenvolver junto a mulheres selecionadas pela Cáritas Arquidiocesana o movimento slow fashion, que atua promovendo novas formas de pensar, de produzir, de agir e de consumir Moda.

A desconstrução de peças doadas para a Feira da Fraternidade da Cáritas Arquidiocesana – parceira do projeto – serão a base das aulas, nas quais temas como história da Moda (importante para identificar o período de confecção da peça), tipos de tecidos, customização, uso de materiais alternativos, entre outros aspectos, serão trabalhados. “O conhecimento faz com que o olho fique treinado para identificar novas formas de trabalhar apelos estéticos e de design”, comenta a acadêmica.

Mas o grande diferencial do projeto de extensão não é apenas ensinar a confeccionar um novo vestuário, e sim construir relações saudáveis (com pessoas, comunidade, meio ambiente), que auxiliem para o desenvolvimento de peças autênticas, originais, que transmitam para o consumidor toda a sua história e o cuidado com o qual foram pensadas. “É bacana quando vemos que a peça não foi produzida em escala industrial, que ela é humanizada”, diz.

Para a coordenadora do curso de Design de Moda, professora Tereza Cristina Duarte, o projeto de extensão mostra que a Moda pode ter compromisso com a sustentabilidade e que também é possível fugir do ciclo do descarte. “Queremos provar que a Moda também pode ter um caráter social e de inclusão”, diz. A professora ainda complementa que a ação pode incentivar o público da atividade a continuar os estudos e até cursar uma graduação e, para os acadêmicos integrantes do projeto, uma nova percepção sobre o ciclo de consumo que ainda é tão associado à Moda.

Encontros – Irão participar do projeto 25 pessoas integrantes dos grupos de paróquias atendidas pela Cáritas, do Movimento dos Trabalhadores Desempregados e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPSEscola da UCPel. A Cáritas irá disponibilizar auxílio-transporte para os participantes que necessitarem.

As primeiras atividades estão marcadas para ocorrer nos dias 17, 24 e 31 de julho, sempre às 14h, na sede de Cáritas (Avenida Fernando Osório, 1.280). Segundo Jéssica, a ideia é utilizar sempre os conceitos de sustentabilidade para agregar valores em todas as ações propostas.

Slow Fashion – É um conceito de moda lenta, pela qual surge um novo modelo de consumo mais ético e responsável. Trabalha temas como reciclagem e “faça você mesmo”, sempre respeitando aspectos socais, econômicos, e, principalmente, o meio ambiente. Personalização do produto final, assim como despertar a consciência no público consumidor, são suas metas.

Palavras-chave

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções