Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Projeto “Arte na Real” expõe artesanato feito por crianças de abrigos

23 outubro
16:00 2014
Cerca de 20 crianças, com idades entre 9 e 14 anos, participaram da produção do material, que é feito no ateliê de artes da SJSS

Cerca de 20 crianças, com idades entre 9 e 14 anos, participaram da produção do material, que é feito no ateliê de artes da SJSS

A Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS) promoveu na tarde desta quarta-feira (22/10/2014) a abertura do projeto “Arte na Real”, com a exposição de peças de artesanato feito por crianças de abrigos institucionais. Cerca de 20 crianças, com idades entre 9 e 14 anos, participaram da produção do material, que é feito no ateliê de artes da SJSS. A exposição ocorre hoje e quinta-feira (23/10/2014), das 9h às 18h, no saguão de entrada da Secretaria.

O projeto é desenvolvido desde 2008, e busca aproximar e envolver as crianças com a arte e promover o seu bem-estar, proporcionando momentos de descontração, de troca de conhecimento e interação social. Para a secretária da SJSS, Clesis Crochemore, estes projetos são importantes, pois estimulam as crianças a desenvolverem o aperfeiçoamento de diferentes técnicas de artesanato. “Esta exposição das artes é o resultado do trabalho de um ano inteiro, que busca promover a autoestima destas crianças e proporcionar o desenvolvimento de suas habilidades. Hoje é um dia muito importante e feliz para todos nós da Secretaria”, declarou Clesis.

Segundo a técnica de artes, Maria Cristina Mendes, que orienta as crianças durante as aulas, pesquisas são feitas na internet para descobrir diferentes materiais que podem ser usados na preparação das peças, sempre visando apresentar novos métodos aos alunos. Chaveiros, quadros e trabalhos em mosaico são alguns dos itens produzidos pelos alunos de três abrigos:

Meninos I e II e Meninas I.

Durante a exposição, o músico Eugenio Bassi fez uma apresentação com violão, animando as crianças dos abrigos que estavam no evento

Durante a exposição, o músico Eugenio Bassi fez uma apresentação com violão, animando as crianças dos abrigos que estavam no evento

Para o adolescente Vinicius Costa, de 17 anos, que desde pequeno mora no abrigo, projetos como este são de extrema importância para que as crianças possam ter uma rotina diferente. “É um grande aprendizado e a gente acaba se divertindo muito, é como se fosse uma terapia. Com essas pinturas a gente se distrai e nos faz esquecer um pouco do sofrimento, traz um alivio”, disse Vinicius.

Durante a exposição, o músico Eugenio Bassi fez uma apresentação com violão, animando as crianças dos abrigos que estavam no evento.

Nova exposição

De 1° a 5 de dezembro será realizada no hall do Paço municipal, uma exposição de telas abstratas que foram criadas pelas crianças que participam do projeto “Arte na Real”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções