Diário da Manhã

quarta, 17 de julho de 2024

Notícias

Projeto CineSolar no CEU Dunas

Projeto CineSolar no CEU Dunas
16 novembro
18:37 2023

Projeto disponibiliza sessões gratuitas de cinema e oficinas de educação ambiental para crianças e jovens

A Prefeitura de Pelotas está apoiando a 7ª edição da iniciativa CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil. O projeto vai oferecer sessões gratuitas para a população e oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens, durante evento que ocorrerá na quinta-feira (23), a partir das 18h, na praça do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Dunas.

Para a servidora responsável pela administração do CEU, Simone Martins, o projeto vai agregar ações no bairro e acolher crianças, jovens e adultos que não costumam ter acesso a práticas de cultura e lazer. “O CEU Dunas tem o papel de fortalecer as atividades de cultura, esporte e lazer, oferecendo para a comunidade o acesso cultural. Sabemos que muitas crianças, jovens e adultos não conhecem um cinema e levar esse projeto para a comunidade é um trabalho extremamente gratificante.”

Nesta sétima edição, haverá apresentações de curtas-metragens infantis e ambientais com o tema Protagonistas do Amanhã: Moldando o Futuro, além da animação Sing – Quem Canta seus Males Espanta. As sessões de cinema contarão com distribuição de pipoca e visita ao furgão do CineSolar, que pode se transformar em estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, para sensibilizar crianças e jovens a respeito dos temas abordados.

Programação

Local: praça CEU Dunas – rua Quinze, 165 – Dunas

Data: Quinta-feira (23)

Horários: 18h – 1ª sessão: curtas-metragens infantis e ambientais

                19h – 2ª sessão: Sing – Quem Canta Seus Males Espanta

Entrada: gratuita

Atrações: pipoca e visita ao furgão do CineSolar, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz

Sobre o CineSolar

O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável – a energia solar. Em 10 anos, desde julho de 2013, o projeto já realizou cerca de 1.870 sessões com exibição de 180 filmes, entre curtas-metragens e longas, e 576 oficinemas, que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, com a linguagem audiovisual. Quase 600 cidades do país, de 23 Estados e do Distrito Federal já receberam o CineSolar, que percorreu mais de 250 mil quilômetros, chegando a 284 mil pessoas. A 7ª edição da iniciativa é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL, Prefeitura Municipal de Pelotas, por meio da Secretaria de Cultura, e é realizada pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções