Diário da Manhã

Notícias

Projeto de compostagem do Shopping Pelotas já produz 1,5 tonelada por mês

Projeto de compostagem do Shopping Pelotas já produz 1,5 tonelada por mês
16 abril
13:39 2025

Além do impacto ambiental positivo, o objetivo do empreendimento é estimular que a comunidade repense a sua relação com o meio ambiente

A sustentabilidade é um dos compromissos do Shopping Pelotas, que desde novembro de 2022 criou uma série de iniciativas no Programa Repensa. Dentre as ações, um dos destaques é a prática da compostagem: atualmente, o empreendimento produz 1,5 tonelada de composto orgânico por mês e distribui gratuitamente aos clientes. A iniciativa também promove a educação ambiental de alunos da região e conscientiza lojistas e visitantes sobre o meio ambiente.

A cada resíduo que é reaproveitado, menos lixo é enviado para o aterro, segundo Daiçon Maciel, Gerente Geral do Shopping Pelotas. Ele explica ainda que a iniciativa mobiliza cada vez mais a comunidade. “Temos orgulho em contar com clientes, colaboradores e parceiros lojistas exercendo a responsabilidade socioambiental e desejamos ser uma semente de boas práticas na nossa região, comenta.

O Programa Repensa engloba ações que reúnem os 4 R’s: Recolhe, Recicla, Replanta e Reduz. O Recolhe inclui um ecoponto de coleta de materiais eletrônicos, como computadores, celulares, máquinas fotográficas, rádios e outros, enquanto o Recicla promove a separação e destinação para reciclagem de papelão, plásticos e metais gerados nas lojas. No Reduz, o Shopping salienta o seu compromisso ambiental utilizando 100% de energia limpa através de fontes renováveis, o que garantiu a chancela da COMERC Energia, certificação internacional de sustentabilidade. Já o Replanta é voltado à gestão de resíduos, incentivando o descarte consciente do lixo e permitindo que o empreendimento faça a compostagem e disponibilize o composto orgânico final gratuitamente.

O composto produzido pelo Shopping é distribuído em pacotes de 500 gramas que ficam disponíveis no espaço da Loja do Bem, localizada no corredor da Livraria Vanguarda e o produto ainda é utilizado nas plantas do Shopping Pelotas. Cerca de 1.500 sacos são distribuídos mensalmente, além da destinação em maiores volumes para parceiros como hortas comunitárias, projetos de pesquisa, entre outros.

Impacto positivo

A estudante de Ciências Biológicas do IFSul, Francielen Teixeira, é uma das clientes do Shopping que utiliza o composto não apenas em casa, mas também no projeto do seu curso, no qual trabalha com a inoculação de determinados tipos de bactérias em tomates, pimentas e similares. Ela conta que, antes de conhecer a iniciativa do Shopping Pelotas de disponibilizar o composto orgânico de forma gratuita, o projeto utilizava fertilizante industrial. Agora, uniram o Repensa com a ciência que é feita na sala de aula, ampliando o impacto positivo gerado.

“Quando uma grande empresa toma esse tipo de iniciativa, ela dá o exemplo para que outras façam o mesmo e para que as pessoas vejam isso como uma oportunidade de pensar sobre o meio ambiente e entenderem que tudo isso faz a diferença”, destaca.

Compostagem

A compostagem é conhecida como um processo biológico através do qual a matéria orgânica (folhas, papéis, restos de alimentos) é transformada em uma substância semelhante ao solo, chamada de composto. O produto final é rico em nutrientes que melhoram o crescimento de plantas e jardins, reduzindo a dependência de fertilizantes químicos e recuperando a fertilidade do solo.

A máquina de compostagem do programa do Shopping Pelotas é desenvolvida pela Reciclex. Segundo a empresa, o pioneirismo do Shopping está em levar para a cidade uma tecnologia 100% nacional patenteada que otimiza o tempo de processamento da compostagem. Ainda conforme a empresa parceira, em um método tradicional o período pode levar de 90 a 120 dias, enquanto a tecnologia utilizada no Shopping realiza o processo em 24h, mantendo a naturalidade do produto.

Além disso, outro diferencial é que a compostagem do Shopping Pelotas não emite chorume, um efluente tóxico presente na compostagem de solo. Pelo fato de toda a transformação da matéria orgânica ser realizada internamente, também não há emissão de gases de efeito estufa para o transporte do material.

Os impactos ambientais positivos da compostagem fazem dela uma ferramenta simples, porém eficiente contra a contaminação do solo e dos aterros sanitários. Além disso, enquanto os aterros geram cerca de 400 gramas de gases ao planeta, com grande quantidade de gás metano – vilão do aquecimento global -, a compostagem produz apenas 4 gramas de gases sem indício de metano.

Ecoponto de Resíduos

Eletrônicos e conscientização da comunidade

Recentemente, o Shopping Pelotas, em parceria com a Químea Inteligência Ambiental, também instalou um ecoponto para o descarte de resíduos eletrônicos. A iniciativa permite que a comunidade descarte itens como celulares, tablets, carregadores, pequenos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de forma correta, contribuindo para a preservação ambiental e evitando contaminações. A parceria visa incentivar práticas conscientes e promover um impacto positivo ao meio ambiente e à saúde pública.

Em outra ação, desta vez conjunta com a Ambipar Environment, foi implementada a Retorna Machine, uma máquina que recolhe embalagens pós-consumo para reciclagem, devolvendo aos clientes moedas digitais chamadas de “tricoins”. O processo funciona através de um sistema de gamification e as tricoins podem ser trocadas por benefícios como recarga de créditos no celular, saldo em aplicativos de delivery ou dinheiro em carteira digital.

A conscientização já vem acontecendo com outras atividades, como a visita de turmas escolares da região para conhecer o programa Repensa e como é feita na prática toda a compostagem, refletindo assim sobre as próprias práticas sustentáveis. Em novembro, o Shopping recebeu cerca de 80 alunos com idades entre 8 e 12 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Augusto de Assumpção, que ao final foram presenteados com o bottom de “Guardiões da Natureza”.

As escolas interessadas em participar do projeto “Guardião da Natureza” podem entrar em contato pelo e-mail recepcao@shoppingpelotas.com.br para agendar a visita.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções