Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Projeto de extensão Pró-Bicho divulga animais para adoção

24 setembro
14:36 2013

Projeto Pró BixoO projeto de extensão Pró-Bicho foi criado em 2012 para atender à demanda de adoção de animais domésticos, como cães e gatos, na cidade de Pelotas. Alunas de Artes Visuais e Design Digital da UFPel fazem fotografias em estúdio com os pets, e logo após postam no Facebook com informações para adoção.

No processo é feito um primeiro contato com os donos, para marcar dia e horário para a sessão de fotos. No estúdio os animais, muitas vezes ainda filhotes, são vestidos com figurinos e colocados em um fundo infinito para as fotos. A equipe do projeto e os donos chamam a atenção dos bichinhos, para que as alunas consigam pegar o melhor clique. Com as fotografias escolhidas e editadas, a equipe posta o ensaio no Facebook, com uma pequena descrição bem humorada do bichinho e as informações para contatar o atual dono, caso haja interesse.

Para a coordenadora do projeto e professora de Artes Visuais, Juliana Angeli, o contato que as bolsistas e voluntárias envolvidas têm, é gratificante para o projeto e para suas carreiras. “Além de experiência, as fotografias que elas tiram são uma grande forma de se profissionalizar”, diz a professora.

Com a grande quantidade de pessoas que jogam seus animais nas ruas, o projeto carrega um impacto ambiental, porque diminui em grande quantidade os animais que possivelmente iriam para a rua, segundo Juliana. Enfeitando os animais e realizando fotos produzidas, a professora ainda diz que o objetivo do projeto é mostrar que um animal não precisa ser de raça para ser bonito e ganhar amor.

O grupo apresentou no último SEURS – Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – o que vem realizando no projeto e saiu premiado na categoria “comunicações orais, na área – cultura” . A coordenadora diz que muitos se interessaram em ouvir e compartilhar a ideia.

Ao contrário do que muitos pensam, o Pró-Bicho não abriga os animais para adoção, mas sim os divulga, de forma gratuita, para que haja uma adoção mais rápida. Assim, foi feita uma parceria com o SOS Animais, que abriga animais que precisam de cuidados, para posteriormente serem postos à adoção. Atualmente o SOS não aceita mais animais por falta de espaço.

Histórias de Adoção
Só no ano de 2012 o projeto concretizou a adoção de 107 animais, de 164 divulgados. Para os casos dessas adoções que deram certo, o grupo vem realizando o “Histórias de Adoção”, onde contatam o dono do animal que passou pelo projeto para realizar uma sessão de fotos com seu animalzinho. A bolsista Júlia Reinhardt acredita que divulgar fotos do dono com seu pet é um estímulo para quem quer adotar, mas ainda não tomou a iniciativa.

Para os que querem divulgar um animal
É necessário entrar em contado com a equipe do projeto pelo e-mail[email protected], com as informações do animal, para marcar um encontro.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções