Projeto de plantio de árvores na zona urbana é retomado
É previsto que cinco microrregiões da área central sejam contempladas. Trabalho inicia-se na praça Coronel Pedro Osório
Nesta quinta-feira (27), equipe terceirizada, contratada pela Prefeitura, realizou o plantio de mudas na praça Coronel Pedro Osório e nas ruas Marechal Floriano e Andrade Neves no Centro de Pelotas. A atividade faz parte do Projeto Ciclo Verde Pelotas – Plantio Urbano, que visa à expansão arbórea do Município e o incentivo ao cuidado com o meio ambiente tornando a cidade mais verde.
O projeto foi retomado na segunda-feira (24) e a expectativa é que mais de três mil plantas nativas, entre quaresmeira, extremosa, goiaba-serrana, cedro e ipês amarelo e roxo sejam plantadas, distribuídas entre cinco microrregiões, contemplando 14 vias e 22 praças da área urbana. O trabalho é realizado pela empresa Ana Terra Serviços Ambientais, contratada em junho do ano passado, por meio de licitação.
Conforme o secretário de Qualidade Ambiental (SQA), Eduardo Schaefer, os serviços de plantio foram iniciados no ano passado, entre agosto e outubro, com mais de 1,4 mil plantadas. “São inúmeros os benefícios da arborização urbana, na questão paisagística, na qualidade do ar, armazenagem de água das chuvas, atuação no controle da poluição e na redução das ilhas de calor, atração da avifauna e outros. A árvore não pode ser vista como um empecilho. Nós precisamos que a sociedade compreenda esse processo e o recepcione, não apenas na aceitação, como no cuidado dessas árvores, ainda mais em tempos de mudanças climáticas, afirma.
O contrato terá prazo de 12 meses, podendo ser renovado. A execução do projeto conta com o investimento de R$ 416 mil.
Secretaria de Qualidade Ambiental
Contatos com a SQA pelo e-mail [email protected] ou na sede da Secretaria, na avenida Domingos de Almeida, 1.490 (casa azul do Parque da Baronesa).
15º Fórum Gaúcho de Arborização
No final de novembro de 2024, Pelotas sediará, pela primeira vez, o 15º Fórum Gaúcho de Arborização (FGA), evento que reúne os municípios do Rio Grande do Sul, a fim de promover o desenvolvimento da arborização de forma regionalizada e compartilhada entre as administrações municipais, entidades e parceiros do fórum.
A iniciativa estava programada para ocorrer em agosto, mas foi adiada em função da crise climática enfrentada pelo Estado.
Foto: Carol Quincozes