Diário da Manhã

quinta, 02 de maio de 2024

Notícias

Projeto Talk estimula aprendizado de línguas e culturas

23 maio
15:37 2014

Motivados pelo interesse que os jovens têm pelo aprendizado e prática de novas línguas e também pela discussão de temas nacionais e internacionais, a AIESEC, em parceria com o Escritório de Desenvolvimento Regional da Universidade Católica de Pelotas (EDR/UCPel) está promovendo o Projeto Talk. O objetivo é melhorar a proficiência dos jovens  nas línguas espanhola e inglesa, através de encontros descontraídos onde são tratados temas atuais. Os bate-papos são realizados na UCPel, de maio a junho de 2014, e buscam aprimorar em aproximadamente 30% o conhecimento dos idiomas. Atualmente o curso conta com 24 alunos divididos em cinco turmas de inglês e uma de espanhol.

Projeto Talk é uma parceria da AIESEC com a UCPel

Projeto Talk é uma parceria da AIESEC com a UCPel

Os encontros são realizados semanalmente, cada um com duração de duas horas, e abordam questões globais como Empreendedorismo e Projetos Sociais; Religiões e Culturas; Política e Conflitos Sociais; Educação e Bullying; Saúde e Economia dos países dos intercambistas; e Intercâmbios e as suas vantagens.

Para ministrar as aulas de conversação são trazidos intercambistas de outros países. De acordo com a diretora de Marketing da AIESEC, Bruna Pereira, o projeto é uma forma de desenvolver tanto as questões de liderança nos assuntos abordados e melhorar a conversação em inglês ou espanhol, como uma troca de experiências em relação às diferentes culturas entre intercambista e alunos.

A intercambista dos Estados Unidos, Ana Cristina Villa, é filha de equatorianos, fala inglês e espanhol e é quem atualmente está ministrando o projeto. Ela conta que está gostando muito das aulas e elogia os pelotenses pela sua receptividade e simpatia. “Estou aprendendo mais sobre a cultura de Pelotas e do Rio Grande do Sul. A cada dia descubro uma novidade. Esta é uma maneira que eu tenho de ensinar as pessoas sobre a minha cultura, porque aqui é bem diferente de onde eu moro”, complementa.

A cada semana são abordados temas diferentes nos encontros. Cada intercambista ministra as aulas durante seis semanas. No próximo semestre virão mais quatro intercambistas outros locais.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções