Diário da Manhã

domingo, 19 de maio de 2024

Notícias

Próximo “Conversas do Dia do Patrimônio” será com a Frente Negra

16 junho
15:37 2014

frente negra O “Conversas do Dia do Patrimônio” da próxima quarta-feira (18/6/2014), às 17h, no Casarão 6 da Praça Coronel Pedro Osório será com integrantes da Frente Negra Pelotense – Giovane Lessa, Cláudio Rodrigues e Andrea Mazza Terra – sobre “A Frente Negra Pelotense na Atualidade”.

As conversas – semanais gratuitas e abertas a todos os interessados – são uma preparação para o Dia do Patrimônio, que em Pelotas será comemorado dias 16 e 17 de agosto, quando os prédios históricos estarão de portas abertas para receber pelotenses e turistas, com apresentações culturais e diversas atividades para valorizar o patrimônio material e imaterial do Município. Em 2014 o tema escolhido pela Secretaria de Cultura (Secult) foi a “Herança Cultural Africana” com o foco no patrimônio afropelotense.

Perfis – Cláudio Rodrigues é um dos rearticuladores da Frente Negra Pelotense. Iniciou a militância no Movimento Negro, no final da década de 80. Fez parte do Coletivo do Movimento, através da estética negra, no Salão Josibel Fashion Hair. Foi delegado municipal, regional e estadual, na 2ª Conferência da Igualdade Racial. Foi um dos autores da Emenda à Lei de Cotas do município de Pelotas. Atualmente, milita diretamente no Carnaval e no samba, é diretor de divulgação da Banda Carnavalesca Xavabanda e blogueiro de Carnaval em que divulga os eventos das entidades carnavalescas de Pelotas.

Giovane Lessa é militante do Movimento Negro, foi o fundador do Movimento Rastasul, em 1988, e sócio-fundador do Griô Centro Pedagógico de Reterritorialização da Comunidade Negra de Pelotas, da Crias BGV, em 2001, no bairro Getúlio Vargas. Também foi conselheiro do Codene durante a primeira Conferência da Comunidade Negra do Estado, em 2001. Em 2010, integrou o grupo que iniciou a elaboração da nova Frente Negra Pelotense.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções