Diário da Manhã

segunda, 23 de dezembro de 2024

Notícias

Quem são os 15 deputados federais com melhor desempenho na Câmara, segundo índice Legisla Brasil

Quem são os 15 deputados federais com melhor desempenho na Câmara, segundo índice Legisla Brasil
05 dezembro
08:57 2024

Levantamento avalia o desempenho de 513 deputados federais e aponta, sem cobrar dos indicados, os cinco estrelas com base em critérios como produção legislativa, fiscalização e articulação política

Quinze deputados federais obtiveram a classificação máxima no Índice Legisla Brasil, que avalia a produtividade parlamentar na Câmara dos Deputados. A análise, baseada em dados quantitativos, considerou critérios como produção legislativa, fiscalização do Executivo e articulação política, dentro e fora da Câmara. Os parlamentares cinco estrelas são:

  • Adriana Ventura (NOVO-SP)
  • Chris Tonietto (PL-RJ)
  • Coronel Meira (PL-PE)
  • Célia Xakriabá (PSOL-MG)
  • Erika Kokay (PT-DF)
  • Fernanda Melchionna (PSOL-RS)
  • Helio Lopes (PL-RJ)
  • Jorge Goetten (REPUBLICANOS-SC)
  • Julio Lopes (PP-RJ)
  • Laura Carneiro (PSD-RJ)
  • Reimont (PT-RJ)
  • Sâmia Bomfim (PSOL-SP)
  • Silvia Waiãpi (PL-AP)
  • Tarcísio Motta (PSOL-RJ)
  • Tião Medeiros (PP-PR)

Os 15 parlamentares representam sete partidos e nove estados. O Rio de Janeiro se destaca, com seis deputados na lista, seguido por São Paulo, com dois. Pernambuco, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amapá e Paraná aparecem com um representante cada.

“A terceira edição do Índice reafirma nosso compromisso em avaliar a produtividade dos deputados federais com base no que a Constituição estabelece como suas funções. Nosso objetivo é oferecer uma ferramenta para que a sociedade civil consiga acompanhar o trabalho dos parlamentares e que, ao mesmo tempo, contribua para tornar esses mandatos mais efetivos, fortalecendo a democracia no Brasil”, explica Lana Faria, Diretora de Operações da Legisla Brasil.

Critérios de avaliação

O Índice da Legisla Brasil, organização suprapartidária e sem fins lucrativos, portanto não cobra valores pelas indicações, avalia o desempenho dos deputados federais com base em 17 indicadores, organizados em quatro áreas principais: produção legislativa, articulação e mobilização, fiscalização e alinhamento partidário. Entre os critérios estão a apresentação de projetos relevantes, propostas de emendas, requerimentos de audiências públicas e convocação de autoridades para prestar esclarecimentos.

Nesta edição, a metodologia foi aprimorada para eliminar distorções na avaliação dos parlamentares. O tempo de atuação de cada deputada e deputado foi considerado para garantir que suplentes e titulares afastados fossem avaliados de forma proporcional ao período efetivo no cargo. A nova metodologia também ajustou o cálculo das notas para reduzir o impacto de valores extremos, e manteve as diferenças relativas entre os parlamentares.

Diversidade de gênero, partidária e regional 

Entre os melhores avaliados, há uma leve predominância de mulheres: oito das cinco estrelas são deputadas estão em partidos como PSOL, PL, PT e NOVO. Segundo a Legisla, isso reflete avanços na atuação parlamentar feminina, ainda que a sub-representação de mulheres na Câmara como um todo permaneça significativa.

Desde sua criação, o Índice Legisla Brasil tem servido como referência para que mandatos tenham um diagnóstico da sua atuação e para que eleitores acompanhem o desempenho dos seus deputados. Dados apontam que parlamentares bem avaliados na última legislatura pelo Índice tiveram 60% mais chances de reeleição em 2022.

O levantamento completo está disponível em: https://indice.legislabrasil.org/

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções