Diário da Manhã

segunda, 06 de maio de 2024

Notícias

QUIMIOTERAPIA : Pacientes oncológicos sem atendimento

QUIMIOTERAPIA : Pacientes oncológicos sem atendimento
09 abril
09:51 2020

A vereadora Daiane Dias (PL), vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara, esteve juntamente com o presidente da comissão, vereador Marcos Ferreira (PTB), conversando com a prefeita Paula sobre a falta de medicamentos oncológicos na Santa Casa.

Na segunda-feira (6) pela manhã mais de 50 pacientes que fazem tratamento no Centro de Radioterapia e Oncologia Santa Casa de Misericórdia de Pelotas (CERON), receberam telefonemas anunciando que os procedimentos oncológicos seriam suspensos devido a falta de um aparelho necessário para manipular medicações.

Vereador Marcos Ferreira

Vereador Marcos Ferreira

Esse problema não é recente. Desde janeiro deste ano o aparelho da Santa Casa não funciona, por isso um acordo foi feito com a Faculdade de Medicina da Universidade do Rio Grande do Sul (FAMED), que se colocou à disposição para fazer essas manipulações durante o período de três  meses, tendo fim esta semana.

Daiane Dias

Daiane Dias

O que se descobriu durante a reunião com a prefeita e secretária de saúde é que a Faculdade de Medicina, mesmo após o fim do acordo, manteve o equipamento livre para uso. O problema, porém, se deu em função da pandemia de coronavírus, pois a equipe do Centro encaminhou um documento à direção do Hospital informando que não seriam mais manipulados medicamentos fora das próprias instalações, como medida de prevenção, e os procedimentos voltariam ao normal quando o equipamento da Santa Casa estivesse reparado.

“Imagine o desespero desses pacientes. A quimioterapia é o que pode lhes significar a vida ou a morte”, disse a vereadora, apontando a necessidade urgente de possibilitar a volta nos tratamentos. “Por sorte chegamos durante uma reunião com diversos representantes da área da saúde no município”, salientou Daiane.

“Nós vamos continuar cobrando até que alguma medida seja tomada para resolver a situação”, finalizou a parlamentar.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções