Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Rafael Amaral apoia reivindicações do Conselho Tutelar

31 janeiro
16:24 2014

A difícil situação enfrentada pelo Conselho Tutelar de Pelotas – são quatro microrregiões com cinco conselheiros atuando em cada uma – foi discutida na manhã desta sexta-feira, entre o vereadores Rafael Amaral (PP), representantes da categoria e o secretário de Estratégia e Gestão do município, Abel Dourado. Ao final, o parlamentar propôs que, em dez dias, os conselheiros encaminhem um documento ao governo, com as principais reivindicações. Alexandre Caldeira, da microrregião 2, adiantou que os maiores problemas enfrentados, hoje, são veículos em condições, motoristas em número suficiente e com escalas de horário adequadas para acompanhar os conselheiros e um telefonista que se disponha a atender as ligações do Conselho.

Vereador se reuniu com conselheiros e Prefeitura

Vereador se reuniu com conselheiros e Prefeitura

As questões levantadas por Caldeira foram as mesmas de todos os demais participantes da reunião. Mas, eles também elencaram outras, como uma pia que não tem cano para escoamento de água, que escorre para um balde; uma máquina copiadora doada pela Promotoria da Infância e Juventude, que não pode ser usada porque nunca foi cadastrada no patrimônio da Prefeitura; os computadores que estragam e levam mais de 30 dias para serem consertados, quando são.

Angelita Kern, da microrregião 4, foi mais longe: a falta de segurança na Casa dos Conselhos, já colocou em risco a sua vida. “Tive que me trancar numa sala, quando atendia uma família, porque o homem queria me bater com uma barra de ferro”.

O secretário Abel Dourado ponderou que a realidade do Conselho Tutelar não é “exclusiva da Casa dos Conselhos. Esse quadro é geral. Os prédios do município são muito antigos e não dispomos de mecanismos para manutenção de 300 prédios, entre administrativos, escolas e postos de saúde”, afirmou.

Ao mesmo tempo, garantiu que tomará as providências para resolver as questões mais imediatas. Dois veículos que estão chegando ao gabinete do prefeito serão destinados ao Conselho Tutelar.  Um guarda municipal será integrado à equipe que atua na Casa dos Conselhos.

O vereador Rafael Amaral considerou satisfatória a reunião, principalmente o compromisso do representante do governo. “Precisamos avançar em um ano, tudo que não foi feito nos últimos dez anos, pois o que falta para os conselheiros são condições de trabalho,” afirmou o parlamentar.

E completou: “a Prefeitura tem por obrigação ajudar os conselheiros, pois são pessoas que arriscam suas vidas indo em lugares que, muitas vezes nem a Brigada Militar se arrisca a ir”.

Comentários ()

Seções