Diário da Manhã

quarta, 08 de maio de 2024

Notícias

Recital comemorativo aos 96 anos do Conservatório de Música

29 maio
15:36 2014

Recital com ex-alunos do Conservatório de Música da UFPel. A programação será nesta quinta-feira. A programação na Bibliotheca Pública Pelotense (BPP), homenageia os 96 anos da casa cultural. ENTRADA FRANCA.

Prédio histórico está em obras para a recuperação das dependências

Prédio histórico está em obras para a recuperação das dependências

CONVIDADOS estarão interpretando repertório popular e erudito. Participações dos violonistas Maurício Marques, Gahuer Carrasco, João Marcos Martins e José Daniel dos Santos. Ao piano, as instrumentistas Délia Louzada e Sônia Cava. No recital também a participação de cantores. Destaque às presenças de Joca Martins e João Ferreira Filho. Outro participante será o violinista violinista Renan Leme. O diretor artístico do recital é o flautista Gil Soares. De acordo com a divulgação, durante a programação acontecerá momento especial. Trata-se de homenagem a ex-professores da instituição.

TRAJETÓRIA – Fundado a 4 de junho de 1918, oficialmente as atividades tiveram início a 18 de setembro daquele ano. O Conservatório foi a primeira instituição oficial fundada especificamente para o ensino da música em Pelotas. No Estado, foi a segunda no gênero, e no País a quinta instituição. Entre 1923 e 1953, sob a direção de Milton de Lemos, período no qual houve a visita de expressões como Arthur Rubinstein, Magdalena Tagliaferro, Guiomar Novaes, Andrés Segóvia, Francisco Mignone. Em 1969, a instituição integrou a criação da UFPel. Com trajetória de quase um século, o Conservatório é reconhecido como patrimônio municipal e estadual.

OBRAS – A direção informa: “O prédio, que atualmente abriga os cursos de bacharelado em Música da UFPel e atividades de extensão destinadas à comunidade, necessita de reparos nas deficiências estruturais. Assim, em 2012 houve a interdição parcial. Devido a um afundamento no Salão Milton de Lemos, foram suspensas as atividades no recinto onde os alunos realizavam recitais, e cuja acústica já foi elogiada por ilustres visitantes. Nesse cenário, os concertos passaram a ser realizados no salão da Bibliotheca Pública ou no auditório da antiga sede da Canguru Embalagens, embora não sejam os locais apropriados para tais eventos”.

Comentários ()

Seções