Diário da Manhã

terça, 07 de maio de 2024

Notícias

Recital de violino e cravo acontece na Catedral Anglicana

22 novembro
14:57 2013
 Cravista Fernando Cordella e o violinista Tiago Ribas

Cravista Fernando Cordella e o violinista Tiago Ribas

Palestra e recital comemorativos  aos  95 anos do Conservatório de Música da UFPel.  Na segunda-feira às 18h30min no Casarão 8 à Praça Cel. Pedro Osório,  palestra que abordará “Música Antiga, Teoria dos Afetos e Sistemas de Afinação”. A temática será abordada pelo cravista Fernando Cordella, docente e pesquisador em música dos séculos 17 e 18. A palestra será demonstrativa com o uso do instrumento cravo.  Na terça às 20h, ele participará de recital com o violinista Tiago Ribas.  O duo com violino e cravo tocará na Catedral  Anglicana do Redentor – esquina das ruas Telles e 15 de Novembro.  A programação será gratuita.

Programado recital abrangerá séculos 17 ao 20. No repertório, composições de Schmeltzer, Telemann, Mozart e Schnittke.

Cravo que será tocado por Cordella é uma réplica de um Christian Zell de 1737, confeccionado em Hamburgo na Alemanha. O original encontra-se no Museu de La Musica de Barcelona na Espanha. Ele divulga: “O cravo é um instrumento de teclado anterior ao século 20. Diferentemente do piano, cujas cordas são percutidas por martelos, no cravo as cordas são pinçadas por plectros, geralmente feitos de bico de pena de ganso. Costuma-se dizer que o cravo é o ‘avô’ do piano, já que, entre o cravo e o piano, situa-se o ‘piano-forte’.  O instrumento fascina por sua clareza de ataque e timbre, o que o torna ideal para a música polifônica. O ouvinte acostumado à sonoridade do piano poderá ter uma grata surpresa ao perceber que a clareza de articulação do cravo, advinda da mecânica do instrumento e dos dedilhados ‘históricos’ escolhidos pelo cravista, apresenta uma pontuação da melodia diferente da habitual, valorizando a ressonância do instrumento e conferindo à música agilidade, humor, transparência, elegância e eloqüência”.

MÚSICOS – Cordella é diretor artístico da Confraria Música Antiga StudioClio, da Sociedade Bach Porto Alegre e da Orquestra de Câmara de Carazinho, onde atua como maestro titular. Na capital gaúcha, é fundador dos grupos Capela Strumentale e Concerto Barroco. Atua em orquestras como a OSPA, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da ULBRA, SESI/FUNDARTE, Sinfônica da UCS e UNISINOS. Tiago Ribas é docente da graduação em música da UFPel, onde leciona violino e prática de orquestra.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções