Rede de drenagem no Laranjal recebe intervenção

Equipes coordenadas pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) concentram esforços no Valverde fundos, área mais periférica do bairro
Não é alta temporada, mas a Prefeitura não vai embora do Laranjal. Pelo segundo dia seguido, equipes coordenadas pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) dão sequência à recuperação da rede de microdrenagem do balneário Valverde, especificamente na área conhecida como Valverde Fundos. O serviço ocorre na esteira do mutirão que contou com mais de 200 trabalhadores na quinta-feira (15) da semana passada.
A julgar pela precariedade e pelo comprimento da rede, são mais de quatro quilômetros de valetas completamente obstruídas com todo o tipo de sujeira e sedimentos, além de tubos de diferentes tamanhos e materiais, as equipes não devem sair tão cedo da região. Desde segunda-feira a Prefeitura se concentra na localidade com três caçambas, três retroescavadeiras, uma equipe de roçado, outra de drenagem, além do contingente da Coordenadoria de Ações Comunitárias (Cosac) do Laranjal.
Paralelamente, tem continuidade no Balneário dos Prazeres a recuperação do trecho da rua Torres, entre Capivari do Sul e Candelária. Ali, a condição da via impediu o trânsito do transporte coletivo. A única travessia, canalização subterrânea que liga uma valeta a outra, feita com material inadequado para veículos pesados, foi substituída. Além disso, foram colocadas outras duas, todas de concreto – doadas pelo Sanep. A iniciativa já demonstra resultado: a rede pluvial e cloacal não mais entope e nem invade os terrenos das casas dos moradores, eliminando o mau cheiro.
Ainda falta para recuperar completamente o piso na via a colocação de saibro e cascote (em torno de cinco a seis cargas) e serviço de patrolamento, o que deve ocorrer nos próximos dias.
A iniciativa no Valverde e no Balneário dos Prazeres se soma a outras três frentes de trabalho de microdrenagem em execução pela Prefeitura em diferentes áreas da cidade. Equipes vinculadas à Ssui atuam desde segunda-feira na rua Direitos Humanos (Navegantes), Vila Governaço (Fragata) e rua 22 de Maio (zona norte).