Diário da Manhã

Notícias

Rede municipal de ensino inicia atividades em 23 de fevereiro com 94 escolas

Rede municipal de ensino inicia atividades em 23 de fevereiro com 94 escolas
20 fevereiro
10:48 2026

SME acolhe equipes diretivas e projeta ano letivo 2026 em Pelotas

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou, na quinta-feira (19), o encontro de acolhida às equipes diretivas das escolas municipais, marcando o início oficial do ano letivo de 2026, cujas aulas começam na próxima segunda-feira (23). O evento reuniu gestores escolares, equipe técnica da Secretaria e representantes institucionais, com foco na organização das políticas públicas e administrativas para o novo período.

Durante a acolhida, foi anunciado a criação do Centro de Apoio à Gestão e Pesquisa Educacional (Ceagepe) no âmbito da SME. O novo órgão tem como finalidade fortalecer a gestão escolar democrática, qualificar as políticas educacionais da rede e desenvolver ações voltadas à formação continuada, à atualização dos Projetos Político-Pedagógicos e ao aprimoramento da qualidade social da educação pública.

O prefeito Fernando Marroni destacou que a criação do Centro representa um avanço institucional. “Estamos estruturando a Secretaria de Educação para que as decisões na educação sejam cada vez mais técnicas, planejadas e alinhadas com as necessidades reais das nossas escolas. O Ceagepe amplia o diálogo com a universidade e fortalece o sistema municipal de ensino”, afirmou.

A Portaria nº 10, de 10 de janeiro de 2026, assinada pelo prefeito, define a composição do Centro e designa o professor Mauro Del Pino, docente titular da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e ex-secretário municipal de Educação, como coordenador do Ceagepe, ao lado da professora Gilceane Caetano Porto, também vinculada à Faculdade de Educação da UFPel. O decreto prevê a participação voluntária de especialistas da área da política educacional, sem vínculo com o Município, contribuindo tecnicamente na construção e avaliação das políticas públicas.

Participam do Ceagepe professoras vinculadas à SME: Carline Schoder Arend, Istael de Lima Espinoza, Josiane Cristina Farias Dias, Maureen Nogueira Silveira, Natália Douglas Peter,  Patrícia Pinho Contreira.

Para Mauro Del Pino, a iniciativa consolida um espaço permanente de reflexão e planejamento. “O Ceagepe é um instrumento voltado à qualificação da gestão e das políticas educacionais, aproximando a Secretaria de especialistas no setor, que irão atuar de forma voluntária, sem vínculo e sem ônus ao Município. É um trabalho colaborativo, baseado em estudos e pesquisas, em diálogo com a realidade da rede”, ressaltou.

A secretária municipal de Educação, Vitória Feldens, destacou que a reestruturação da pasta tem como eixo central a participação das equipes diretivas. “Estamos reorganizando a Secretaria com base no diálogo permanente com as equipes diretivas das escolas. A construção do novo Plano Municipal de Educação contará com a participação ativa dos gestores, porque são eles que vivenciam diariamente os desafios e potencialidades da rede. Esse processo coletivo fortalece a gestão democrática e qualifica nossas ações”, afirmou.

A rede municipal conta com 94 unidades de ensino, sendo 61 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e 33 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). A rede conta com mais de 3,6 mil professores, além de equipes técnicas e administrativas que garantem o funcionamento das escolas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções