Diário da Manhã

sexta, 21 de junho de 2024

Notícias

Reinstalada a Frente Parlamentar em apoio ao Hospital Escola da UFPel 100% SUS

Reinstalada a Frente Parlamentar em apoio ao Hospital Escola da UFPel 100% SUS
11 setembro
16:21 2023

Foi reinstalada nesta segunda-feira (11), a Frente Parlamentar em Apoio ao Hospital Escola da UFPel 100% SUS, da Assembleia Legislativa

A cerimônia reuniu autoridades e servidores da universidade. A reinstalação se dá, num contexto de anúncio do presidente Lula, de R$ 265,2 milhões em investimentos via PAC, entre 2024 e 2027, para a construção dos Blocos 1 e 2 do novo Hospital Escola UFPel.

O presidente da Frente Parlamentar, deputado Zé Nunes destacou a importância deste espaço no atual momento, e falou sobre como será a atuação a partir de agora. “Em 2018, instalamos a Frente quando vimos que o projeto corria o risco de ser sepultado. A ideia era ser mais um espaço para promoção do projeto. Desde então, nunca paramos, mobilizamos a região e buscamos investimentos. Agora vamos retomar a mobilização para garantir que outros recursos sejam aplicados, e tenhamos o hospital como realidade para nossa região”, declarou. “Queremos algo semelhante ao Hospital de Clínicas de POA, também na região Sul do Estado, com especialidades, com a qualidade que o povo merece, e 100% SUS”, completou.

A reitora Isabel Andrade reiterou que a mobilização precisa seguir forte. “Já conseguimos indicação de recursos para a construção, agora precisamos mais investimentos para equipar e mobiliar o espaço, que vai atender toda região”, defendeu.

A Frente

Instalada em junho de 2018, a Frente surgiu como um instrumento para lutar contra a falta de recursos para o término da obra, já que na época, a saúde estava com seus recursos congelados pelo então presidente da República. Desde então, mobilizamos a região numa espécie de força tarefa para mantermos viva a necessidade urgente do projeto, e conseguirmos recursos para um hospital desta envergadura, e assim, qualificar o atendimento para a população de toda região.

O Hospital Escola

O Hospital Escola da UFPel, faz parte da rede Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde 2014, é um hospital de ensino, campo prático para a formação de estudantes de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Fisioterapia, acolhe 1.100 estudantes de graduação, 120 residentes multidisciplinar, 240 docentes e/ou preceptores. Atende 21 municípios da região sul do Estado (mais de um milhão de pessoas), integralmente pelo, representando uma estrutura de saúde de referência para Pelotas e macrorregião em uma série de especialidades. O Hospital Escola é um hospital de médio porte com 172 leitos de internação hospitalar, com mais de 5 mil internações/ano. Realiza mais de 300 mil procedimentos ambulatoriais e atende a 150 leitos de internação domiciliar com cerca de 500 internações anualmente.

Participaram os deputados federais Alexandre Lindenmeyer, Reginete Bispo e Dionilso Marcon, o presidente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) Gilberto Barichello,  o vice-prefeito de Pelotas Idemar Barz, representando a Câmara de Pelotas, vereadora Carla Cassais, vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Inara Ruas, representando o Conselho dos Secretários Municipais, Celso Caetano, a superintendente do hospital escola da UFPEL/EBSERH, Carolina Ziebell, professores, servidores e estudantes da universidade.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções