Diário da Manhã

segunda, 23 de dezembro de 2024

Notícias

Restauração da Igreja do Porto proporciona compartilhamento de saberes

Restauração da Igreja do Porto proporciona compartilhamento de saberes
22 julho
09:17 2024

Intercâmbio entre projeto de restauro e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel reúne teoria acadêmica à propostas práticas

Uma boa vizinhança pode gerar bons frutos e até um intercâmbio em prol do conhecimento. A relação da Igreja Sagrado Coração de Jesus com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) é de longa data e entre as ações dessa sintonia está o projeto em que alunos do sétimo semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo se integraram ao processo de restauração da igreja. O processo começou há alguns meses com uma visita técnica à obra em curso, para posteriormente projetarem ideias de intervenções para esse patrimônio cultural, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae).

Na última quarta-feira (17) seis grupos de acadêmicos apresentaram o resultado dos ensaios. Na plateia o padre Hamilton Centeno, a arquiteta Simone Neutzling, que coordena o projeto de restauração através da Perene Patrimônio Cultural, e integrantes da comunidade religiosa. O grupo de alunos é coordenado pelas professoras Daniele Luckow, Joseane da Silva Almeida e Laura Gomes Zambrano e abrange a transversalidade do conhecimento, já que envolve diferentes disciplinas em um projeto que proporciona unir teoria e prática. Para Simone, o encontro foi muito significativo, já que após 10 anos da elaboração do projeto de restauração da Paróquia é fundamental revisitar a proposta. “Tivemos uma troca muito positiva, onde compartilhamos experiências e exploramos novas possibilidades”, declarou.

A arquiteta parabenizou os alunos pela qualidade das propostas arquitetônicas e urbanas e destacou a importância da parceria com a universidade. “É uma valiosa colaboração que temos construído ao longo dos anos e que só cresce na medida em que multiplica boas experiências”, finaliza. Um dos projetos apresentados, por exemplo, sugeriu intervenções com foco no fortalecimento de laços com a comunidade. Intitulado “Ponto de sossego e encontro”, sugeriu a ampliação da calçada da igreja, o uso da área lateral com espaço para bancos, cafeteria móvel, além faixa de pedestre, ciclofaixa, piso tátil, iluminação urbana, fazendo uma integração entre o prédio da secretaria e brechó. “Pensamos em um projeto que integre e amplie essa interação social”, disse Mariana Roncato, uma das alunas.

Obras prosseguem

As obras da restauração da Igreja Sagrado Coração de Jesus prosseguem no segundo semestre. O trabalho coordenado pela Perene Patrimônio Cultural utiliza as técnicas construtivas originais. O investimento no valor de R$ 1,5 milhão é viabilizado através do apoio do Ministério Público do Estado (MPRS), patrocínio master da CMPC e patrocínios da Polisul Cerealista, Decorreias, Pra Casa Lorenzet e Arroz Brejeiro por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC).

 

Redação: Gabi Mazza/Satolep Press

Fotos: Leandro Lopes

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções