Restauro do Casarão 8 é finalista em premiação do Iphan
A ação “Restauração da Casa 8” foi classificada como finalista na 26ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovida pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo pré-selecionada em nível estadual.
Com esta premiação o Iphan busca incentivar a participação social ampla na proteção dos bens culturais do país. No ofício enviado à Universidade Federal de Pelotas, dando ciência da classificação, o Instituto afirma que projetos como o do Casarão 8 “certamente contribuem para a criação de uma consciência de preservação do nosso patrimônio histórico e artístico”.
De caráter nacional, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade é promovido pelo Iphan desde 1987, em reconhecimento às ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro que, em razão da sua originalidade, vulto ou caráter exemplar, mereçam registro, divulgação e reconhecimento público.
O Concurso seleciona trabalhos representativos de ações preservacionistas relativas ao Patrimônio Cultural divididos em oito categorias: Patrimônio Material: Bens Imóveis e Paisagens Naturais e Culturais; Patrimônio Material: Bens Móveis e Acervos Documentais; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Arqueológico; Políticas públicas, programas e projetos governamentais; Responsabilidade Social; Comunicação e mobilização social; e Ações Educativas.