Reunião do Corede Sul será realizada na UCPel
Atividade ocorre nesta sexta-feira (4) e estará aberta de maneira presencial e online para todos que quiserem participar
Na sexta-feira (4), a partir das 13h30, será realizada nova reunião dos Conselhos Regionais de Planejamento Sul (Corede) na sala 410C da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Será discutida a definição dos Projetos para o Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED) 2023-2030. A atividade é aberta de maneira presencial com inscrição no local e online para todos que desejarem participar.
A assembleia tratará sobre a conclusão do Produto 3 (Relatório de propostas de projetos atualizado e modelo de gestão do plano para o período 2023- 2030), e contará com a presença de lideranças e representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) dos 22 municípios que compõem o Corede Sul. Também haverá a participação de dirigentes do Corede e do coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR/UCPel), Fábio Castro Neves, e da colaboradora Juliana Vieira.
Posteriormente, quando o Produto 4 for gerado com a consolidação dos produtos entregues nas etapas anteriores, a sociedade terá uma ferramenta atualizada para o planejamento das diversas esferas de governo e também para os diferentes atores envolvidos com o desenvolvimento regional sustentável.
Os PEDs originalmente contemplavam o período de 2015-2030, mas após a pandemia do Covid-19 foi necessária atualização, com a UCPel tendo sido contratada para a revisão do planejamento do Corede Sul através do EDR/UCPel.
Corede Sul
Os objetivos do Corede incluem desenvolver a região de maneira harmônica e sustentável, integrar recursos do governo, melhorar a qualidade de vida da população, distribuição equitativa da riqueza produzida, estimular a permanência na região e preservar o meio ambiente. Atualmente, o Rio Grande do Sul é dividido em 28 deles, incluindo o Corede Sul, que são utilizados como referência na elaboração de vários instrumentos de planejamento.
Os PEDs norteiam as ações que visam o desenvolvimento do território de cada Corede, sendo fundamentais para analisar a situação atual e as repercussões dos projetos definidos no PED, que servirá para estruturar novo projetos e definir o modelo de gestão para o período 2023-2030 a partir de 4 fases:
PRODUTO 1 – Relatório de situação atual e dos resultados alcançados pelos projetos definidos no PED 2015-2030;
PRODUTO 2 – Revisão dos diagnósticos e relatório de avaliação atualizados;
PRODUTO 3 – Relatório de propostas de projetos atualizado e modelo de gestão do plano para o período 2023- 2030;
PRODUTO 4 – Plano estratégico consolidado.