Diário da Manhã

quinta, 02 de maio de 2024

Notícias

Reunião trata da programação do “Calendário Negro”

09 abril
15:09 2014

O presidente do Conselho para a Participação e o Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pelotas (CPDN), Fábio Gonçalves, esteve na tarde desta terça-feira (8/4/14), na Secretaria de Cultura (Secult) apresentando os eventos artísticos do “Calendário Negro”, que será realizado pelo órgão ao longo do ano de 2014. As ações previstas serão pontuais entre os meses de abril e dezembro.

Evento irá homenagear os Ícones da Comunidade Negra de Pelotas Foto: Duca Lessa

Evento irá homenagear os Ícones da Comunidade Negra de Pelotas
Foto: Duca Lessa

O encontro, que reuniu o secretário interno de Cultura, Giorgio Ronna, superintendente de Manifestações Populares, Francisco Rangel, gerente de Projetos Escolares da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Fernanda Carneiro, gerente das Ações Inclusivas da Secretaria de Justiça Social e Segurança(SJSS), Cecy Soares Correa, atende uma solicitação encaminhada pelo Conselho à Secult para tratar formalmente das datas do evento. A programação será aberta no dia 26 de abril, na Câmara de Vereadores, com uma homenagem póstuma aos Ícones da Comunidade Negra de Pelotas.

Ele também pediu à Secretaria suporte logístico e infraestrutura de acordo com a necessidade específica da cada ação dentro do respectivo mês, bem como a intermediação com as demais secretarias, quando necessário.

“O objetivo dos eventos, que são pautados na formação sociopolítica da comunidade, é sensibilizar gradativamente a população negra para que ela ocupe, durante o ponto alto, que é a Semana da Consciência Negra, o espaço que deve ocupar”, destacou Gonçalves.

Fernanda disse que a Smed tem se organizado para a Semana, que ocorre entre os dias 17 a 21 de novembro. “Reservamos a Sala de Exposições Frederico Trebbi para expor o trabalhos e vídeos que os alunos farão em sala de aula durante o ano. A mostra será desenvolvida através de um plano de ação direcionado ao tema”.

Também participaram do encontro, representando a comunidade Quilombola do Algodão, Nilo Diniz, a conselheira, Maria Antonia, a integrante do Grupo DmixCharme, Juliana Moreira Silveira e representando a Associação Hip hop Pelotas, Vagner Borges.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções