Diário da Manhã

quinta, 20 de junho de 2024

Notícias

Rio Grande do Sul receberá 75 purificadores de água do Japão

Rio Grande do Sul receberá 75 purificadores de água do Japão
22 maio
17:30 2024

O secretário-executivo do EBSB, Henrique Pires, em encontro com o embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji

O governo japonês doará ao Rio Grande do Sul 75 purificadores de água, que deverão chegar em voo internacional nesta semana, em Brasília. A iniciativa é resultante de reuniões entre o secretário-executivo do Escritório de Representação do Rio Grande do Sul (EBSB), Henrique Pires, com o embaixador Hayashi Teiji, em 7 de maio, e com o representante sênior da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Aoki Issei, em 10 de maio.

Nos encontros, Pires apresentou um pedido formal de ajuda do governador Eduardo Leite. A partir dessas reuniões, foi definido como prioridade o envio dos equipamentos, que serão destinados preferencialmente a estabelecimentos que atendam pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Após a chegada em Brasília, os purificadores serão transportados em regime de urgência à Base Aérea de Canoas por aeronaves da Força Aérea Brasileira. As tratativas burocráticas e alfandegárias estão a cargo da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. O emprego dos equipamentos no Rio Grande do Sul será acompanhado pelo Consulado Japonês em Porto Alegre, que seguirá o plano de trabalho estabelecido.

O EBSB iniciou as tratativas para o recebimento de ajuda humanitária nipônica após a visita oficial ao Brasil do primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida. Ele encontrou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília, no dia 3 de maio.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções