Rio Grande se prepara para receber o projeto “Leves pelos Pampas: desafio a uma história patriarcal”
Espetáculo “As Leves e Discretas” usa o humor para refletir sobre o machismo e o papel da mulher na cultura gaúcha
O Teatro Elisa Calvete, de Rio Grande, no extremo sul do estado, recebe o espetáculo “As Leves e Discretas”. Com direção de Karla Concá, a apresentação promete uma reflexão bem humorada sobre o machismo estrutural e naturalizado e o papel da mulher na cultura gaúcha contemporânea. “As Leves e Discretas”, é um espetáculo que faz um mergulho na cultura tradicional gaúcha, pelo olhar de duas palhaças, protagonizada por Beberta Tarantella e Tagarela.

O espetáculo mistura riso e choro, prestando uma honrosa homenagem às mulheres gaúchas e suas ancestrais que, corajosamente, abriram caminhos de resistência e sobrevivência. “As Leves e Discretas” celebra a cultura como movimento contínuo, explorando temas importantes com leveza e profundidade.
As “As Leves e Discretas” é um espetáculo leve de palhaçaria feminina que questiona onde a mulher gaúcha se encaixa no contexto cultural do século XXI, sendo este um tema polêmico, dicotomizado e repleto de radicalismos. O resultado é riso, choro e honra as suas ancestrais.
O espetáculo tem preocupação em ser inclusivo e desta forma conta com interprete de libras. A produção local é de Marcela Busetti, que também é conhecida como Palhaça Ernesta.
Sinopse
Beberta Tarantella e Tagarela estão organizando seu cantinho secreto para a grande inauguração. Peões sapateiam, cruzam facões e brilham, enquanto as Prendas rodam a saia, será? De forma muito leve e discreta as duas vão preparando as apresentações artísticas, indumentárias e músicas, mas são tantas regras, normas, diretrizes, leis. Oh Good!
Conheça as artistas
Dani DalForno ( Palhaça Beberta Tarantella), é atriz, palhaça, produtora, cênicas, iniciou seu trabalho 1992, na Universidade de Passo Fundo. Fez parte do Grupo de Teatro da UPF, Cia de Espetáculos e Grupo Viramundos. Atualmente ministra aulas de teatro em escola particular, na Fundação Beneficente Lucas Araújo-Lar da Menina e para maturidade no SESC Passo Fundo. Atuou no Grupo Ritornelo Teatro como produtora, atriz e palhaça fazendo parte dos espetáculos de 2018 a 2023. Desenvolve pesquisa em palhaçaria desde 2019, fazendo parte do Coletivo Fora da Casa. Hoje representa a Setorial de Teatro junto ao Conselho de Políticas Culturais de Passo Fundo. Obteve o 1º lugar no o 7º Prêmio Funcultura de Passo Fundo, com o projeto “E a Palhaça o que é?”, a partir dele foi criado o espetáculo “As Leves e Discretas”. Premiada também no 8º Funcultura surge “Pó de estrela: o mundo é meu também”.
Jandara Rebelatto é atriz, palhaça, cantadora de histórias, trabalha também com arte e educação. É cofundadora do Grupo As Maricota (Itajaí – SC), teve sua estreia em 2003, na cidade de Curitiba-PR, e desde então vêm experimentando as possibilidades cênicas, musicais e circenses na cena teatral como foco central de seu trabalho. Foi integrante do Grupo Ritornelo de Teatro (Passo Fundo – RS) de 2016 a 2023, atuou como assistente de produção e atriz no elenco das peças: Auto da Miséria, Rosa dos Rumos, Zé Vagão da Roda Fina e sua mãe Leopoldina, O Sumiço da Consciência, O Boi e o Burro no Caminho de Belém, Futuro está nos Ovos, e em estreou 2023 As Leves e Discretas. 2024 Pó de Estrela: o mundo é meu também.

Serviço:
Espetáculo “As Leves e Discretas”
Data: 07 de novembro
Horário 20h
Local: Teatro Elisa Calvete – Rio Grande/RS
Entrada gratuita
Classificação: 12 anos
Com Intérprete de Libras







