Ritalino & O quinteto incompleto – seguindo os passos do Carequinha

Rio Grande do Sul na rota cultural com acessibilidade e espetáculos gratuitos
Com a presença de uma banda e tocando ao vivo composições autorais, o espetáculo “Ritalino & O quinteto incompleto”, promete uma apresentação leve e divertida para toda a família, com uma apresentação que combina risos e reflexão, quando ao final, propõe como atividade complementar, um bate-papo com caráter formativo, entre o ator Tiago Marques, que interpreta o Palhaço Ritalino e o público interessado em palhaçaria.
Estreado em 2022, o espetáculo possui atuação de Tiago Marques, como Palhaço Ritalino, direção geral de Adriane Gomes e a direção musical é de Tonho Costa e músicos convidados.
A apresentação pelo sul do país, será composto por apresentações nas cidades de Porto Alegre e Pelotas. Em cada cidade acontecerão duas apresentações do espetáculo cênico-musical “Ritalino & O quinteto incompleto”, um espetáculo de palhaçaria musical.
Em Pelotas, o local escolhido para receber o espetáculo é o Auditório Enilda Feistauer do IFSul, sendo a primeira apresentação no dia 17/07 (quinta-feira) às 19h. Ao final da apresentação será proposto um bate-papo entre o ator Tiago Marques (o Palhaço Ritalino) com a platéia e artistas interessados em palhaçaria, que forem até o local. A segunda sessão será realizada no dia 18/07 (sexta-feira), no mesmo auditório e horário.
Todas as atividades serão ofertados à comunidade de forma gratuita e primam pela inclusão e acessibilidade, desta forma, contarão com espaços adaptados e também com interpretação em Libras.
“Por se tratar de um espetáculo cênico-musical, com banda ao vivo, muitos fatores podem interferir na sensibilidade do público autista, como por exemplo, som alto e alterações de luz. No nosso projeto, buscamos priorizar o conforto também destas pessoas. Será preparado um ambiente para “regulação sensorial”, com objetos para o toque, redução de ruído, luzes mais baixas e
temperaturas amenas. Ou seja, às pessoas que possuírem o espectro do autismo, neurodivergentes, mães com crianças de colo, ou quem sentir necessidade, poderão acessar este espaço e retornar ao espetáculo, quando estiverem confortáveis novamente”, explicou Carol Vaccari, Produtora do espetáculo.
A apresentação da peça tem realização de Palhaço Ritalino, Funarte Carequinha de Circo, Rede das Artes, Funarte 50 anos, Ministério da Cultura, Governo Federal e apoio da Coordenadoria de Atividades Culturais e IFSul Câmpus Pelotas.
Sinopse
Improvisador, ousado, compositor e sem receio de arriscar, o palhaço Ritalino agora espera sua banda chegar! Está tudo preparado para o grande espetáculo com muita música e poucos músicos. As composições brindam a alegria de ser palhaço e as possibilidades de se divertir com as coisas que nos cercam, como nossos animais de estimação e os bichos que encontramos no nosso dia- a-dia, tudo se pode cantar se tivermos músicos e palhaços para nos acompanhar. “Ritalino e o quinteto incompleto”, é uma homenagem aos palhaços e palhaças deste país!
Sobre o ator
Tiago Marques, ator que dá vida ao Palhaço Ritalino, é também produtor, diretor e compositor. Bacharel em Artes Cênicas, formado pela Universidade Estadual de Londrina, realizou residência artística na escola CAL Clown em Barcelona na Espanha, além de inúmeras oficinas por todo o Brasil.
Serviço:
Dias: 17 e 18/07
Horario:19h
Local: Auditório Enilda Feistauer, no IFSul Câmpus Pelotas
Ficha Técnica:
Atuação, criação e composições musicais: Tiago Marques
Direção geral: Adriane Gomes
Direção musical e arranjos: Tonho Costa
Músicos: Tonho Costa, Reinaldo Scheffer e André Gião
Produção: Carol Vaccari
Iluminação: Borracha Souza (in memoriam)
Operação de luz: Carol Vaccari
Cenário, figurino e adereços: Vanessa Yamamoto
Identidade visual: Daniel Simonato
Fotografia: Lafaiete do Vale
Vídeo: Lafaiete do Vale
Produção Local: Renata Pinhatti
Assessoria de Imprensa Local: Joana Bendjouya