Diário da Manhã

sexta, 03 de maio de 2024

Notícias

Vereador Roger Ney intermedia solução para transporte escolar na zona rural

14 abril
15:23 2014

Aproximadamente dez crianças que residem na granja Mercantil, no Capão do Almoço, ficam impossibilitadas, em dias de chuva, de frequentar as aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Berchon, localizada na Colônia Osório. O transporte escolar não entra na granja nos dias de mau tempo, sob argumento de que a estrada fica intrafegável.

Preocupados com a situação e considerando as possibilidades de infrequência e a perda de conteúdo escolar, pais dos alunos pediram apoio ao líder da Bancada do Partido Progressista, vereador Roger Ney, visando à solução imediata. O parlamentar agendou encontro com o secretário de Educação, Gilberto Garcias, e acompanhou comissão de interessados.

“Vou interferir. O Poder Público tem a obrigação legal, compromisso, com as crianças em sala de aula”, afirmou o secretário, comprometendo-se de equacionar o problema a curto prazo. E complementou: “ser for necessário, muda-se o motorista, encontrando alguém que se habilite a realizar o percurso, ou o meio de transporte, passando-se de van para micro-ônibus.”

''O Poder Público tem a obrigação legal, compromisso, com as crianças em sala de aula" disse o secretário da educação, Gilberto Garcias

”O Poder Público tem a obrigação legal, compromisso, com as crianças em sala de aula” disse o secretário da educação, Gilberto Garcias

O vereador Roger Ney informou ao secretário que esteve no local, a fim de verificar pessoalmente as condições da estrada. “O trajeto é firme e não oferece riscos; percorri a estrada no meu carro, em dia de chuva. Não há razão, pois não existem riscos, para o motorista não entrar na granja para transportar os alunos.”

Pais argumentaram que, até o ano passado, as crianças não perdiam aulas por causa das condições da estrada. “Houve troca de motorista; o antigo nunca deixou de entrar na granja; o atual tem receio de passar pelo barro”, afirmaram, acrescentando que a diretora da Escola Dr. Berchon não apresenta solução.

Chegando à reunião, a diretora Evanir Uart Fassbender enfatizou sua preocupação com a possibilidade do motorista ser retirado do percurso. Segundo ela, se retirarem o motorista, a situação pode piorar, pois deverá demandar tempo até que outro assuma o lugar, fazendo com que mais aulas sejam perdidas.

O secretário Gilberto Garcias dissipou a preocupação, afirmando que pode remanejar pessoal e que realizaria reunião com a gerência e a superintendência de transportes da Secretaria de Educação para resolver de imediato o problema.

O vereador Roger Ney, reafirmando que a estrada é perfeitamente transitável, inclusive em dias de chuva, mantém-se à disposição daquela comunidade e acompanhará o assunto junto à Smed até que seja solucionado.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções