Diário da Manhã

sexta, 03 de maio de 2024

Notícias

Roger Ney pede informações sobre transporte ferroviário na área urbana

07 abril
16:59 2014

O movimento de trens na área urbana de Pelotas é motivo de protesto de milhares de moradores de locais próximos aos trilhos e de pessoas que utilizam, como trajeto rotineiro, ruas cortadas pela malha ferroviária. Retomando a pauta, o líder da Bancada do PP, vereador Roger Ney, encaminha pedido de informações ao prefeito Eduardo Leite, questionando sobre ações do Poder Executivo visando à retirada do transporte ferroviário daquela região da cidade.

"O deslocamento de trens pela área urbana já foi responsável pela ocorrência de acidentes envolvendo pessoas e animais, além de gerar vultosos prejuízos materiais" destacou Roger Ney

“O deslocamento de trens pela área urbana já foi responsável pela ocorrência de acidentes envolvendo pessoas e animais, além de gerar vultosos prejuízos materiais” destacou Roger Ney

Roger Ney enfatiza que moradias das imediações dos trilhos sofrem consequências estruturais devido à trepidação e que, além disso, a comunidade vê-se obrigada a conviver com poluição sonora, riscos e perda de tempo a cada vez que é preciso esperar o trem passar para fazer a travessia de um lado para outro sobre os trilhos.

“O deslocamento de trens pela área urbana já foi responsável pela ocorrência de acidentes envolvendo pessoas e animais, além de gerar vultosos prejuízos materiais”, salienta o parlamentar, afirmando que a retirada dos trens  é, periodicamente, tema central de debates nos meios político e comunitário, pois envolve grande parcela da sociedade.

O vereador Roger Ney, na justificativa do pedido de informações enviado ao prefeito, destaca todos os avanços dessa pauta, que se iniciou em 2010, quando promoveu Audiência Pública no Legislativo, com a presença de Diogo Gugelmin representante da América Latina Logística – concessionária do uso da malha para transporte de cargas. Tal iniciativa gerou expedientes enviados ao Dnit Brasília e Porto Alegre.

Prosseguindo a exposição, o vereador detalha contatos mantidos em 2011 com o Dnit e com a ALL; em 2012, viagem a Brasília, com o então prefeito Fetter Júnior, para retomar a pauta no Ministério dos Transportes, seguindo-se, naquele ano, pela vinda, a Pelotas, de técnicos do Ministério, para exposição do projeto de integração do contorno rodoviário com o ferroviário.

“Estou retomando o tema, a pedido de representantes da comunidade – especialmente do bairro Simões Lopes – que aguarda com ansiedade por uma solução definitiva para o transporte ferroviário de cargas. Questiono o Executivo em que estágio estão as tratativas, contatos, medidas efetivas e prazos”, salienta o vereador.

Comentários ()

Seções