Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Roger Ney: situação do Sanep tem que ser tratada sem enfoques partidários

10 dezembro
14:49 2013

A decisão do prefeito de não enviar à Câmara projeto de criação da taxa do lixo e de abertura de auditoria no Sanep teve grande repercussão no Legislativo. Durante a sessão plenária, diversos parlamentares manifestaram-se sobre o assunto, especialmente sobre a auditoria, requerida pelo líder da Bancada do PP Roger Ney  e subscrita por mais 16 vereadores. “A situação tem que ser tratada sem enfoques partidários”, afirma o progressista.

Na avaliação de Roger Ney, “os vereadores deram o recado. Foram 17 x 4 que, de forma coerente e responsável, requereram ao prefeito para não enviar ao Legislativo o projeto da taxa do lixo sem, antes, instaurar uma auditoria independente na autarquia, capaz de oferecer uma radiografia da situação. Quase a unanimidade da Câmara advertiu que a taxa oneraria ainda mais a população, e isso deixa claro o motivo que levou o prefeito a não ir adiante com a matéria”.

Da tribuna, o vereador Roger Ney declarou-se defensor ferrenho da luta pela recuperação e equilíbrio financeiro da autarquia e argumentou, ainda, que o maior problema do Sanep está explícito. “Mais de 33% da receita estão comprometidos com o lixo. Isso implica em mais de R$ 50 mil/dia, para transporte para Candiota, que fica à 150 quilômetros de Pelotas. Não é possível que não exista local mais próximo; que o setor não esteja mobilizado na pesquisa e na busca de licenças ambientais necessárias, para que o lixo não seja descartado tão longe, poupando valores milionários.”

Sobre a hipótese de privatização do Sanep, Roger Ney posicionou-se contrário. “A privatização ocorre quando um setor torna-se insustentável. O exemplo está nos aeroportos brasileiros. Quanto à autarquia, isso é inadmissível”, ponderou, após ter comentado que Pelotas se orgulha de ser um dos poucos municípios gaúchos que administra sua própria água.

Em apartes, os vereadores José Sizenando (PPS), José Anselmo Rodrigues (PDT) e Edmar Campos (DEM) concordaram com a manifestação do progressista Roger Ney e de Ivan Duarte (PT), que o antecedeu na tribuna, abordando o mesmo tema.

Frentes Parlamentares – O Legislativo acaba de criar três frentes parlamentares – Defesa do Sanep, Defesa do caráter social da Emater/Rs – Ascar, e Defesa da Santa Casa e demais hospitais filantrópicos. O vereador Roger Ney integra a nominata das duas primeiras.

“Meu objetivo em participar das Frentes Parlamentares é aprofundar conhecimentos sobre a realidade dos setores, para poder ajudar. Sanep e Emater são nossos patrimônios e devemos preservá-los. Vou acompanhar passo a passo os estudos e levantamentos realizados, para oferecer minha contribuição às soluções”, afirmou Roger Ney.

Comentários ()

Seções