Roubos e insegurança abalam comerciantes no Centro de Pelotas
Uma série de ocorrências envolvendo furtos e vandalismo tem gerado preocupação entre comerciantes da região central de Pelotas
Na madrugada desta segunda-feira (30), A papelaria Raubach, localizada na Rua Barão de Santa Tecla, entre a Rua Voluntários da Pátria, foi alvo de criminosos.
De acordo com a proprietária do estabelecimento, a invasão ocorreu por volta das 4h. Os suspeitos desligaram a energia elétrica do local, arrombando o relógio de medição da concessionária de energia. Após aguardarem o esgotamento das baterias do alarme, os criminosos invadiram a loja, levando dois caixas e um celular.
A comerciante relatou que a região tem enfrentado uma onda de furtos há pelo menos um mês. “Já é a quinta vez que nossa empresa é assaltada em um período curto. Outros estabelecimentos estão passando pela mesma situação, mas parece que ninguém fala nada, ninguém age”, desabafou Carina Raubach.
Ainda segundo a lojista, a insegurança é agravada pela falta de denúncias. Muitos comerciantes, cansados da ineficácia do sistema de segurança pública, optam por não registrar boletins de ocorrência. “Os bandidos são soltos e nós ficamos desamparados. Estamos impotentes”, afirmou.
A situação é agravada por obras do Sanep na região, que dificultam o fluxo de pedestres e veículos, favorecendo a ação de criminosos. Os comerciantes cobram das autoridades locais uma resposta rápida e efetiva para a crise de segurança que afeta o coração da cidade.