Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

RS lidera crescimento industrial no Brasil

RS lidera crescimento industrial no Brasil
08 outubro
20:17 2013

O Rio Grande do Sul cresceu 6% entre janeiro e agosto de 2013, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice coloca o RS na frente em comparação com outros estados da federação. Em seguida, aparecem Bahia (5,9%) e o Paraná (3,1%). Para este período, a média nacional ficou em 1,6%.

Desempenho da indústria gaúcha anima o governo

Desempenho da indústria gaúcha anima o governo

A Política Industrial gaúcha e os subsídios do Governo do Estado são considerados indutores dos índices. “Estes resultados positivos não caem do céu, mas refletem o esforço do Governo estadual em promover o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, em todas as frentes. Do Norte ao Sul do Estado, entre as pequenas e as grandes empresas, do produtor familiar à agroindústria de porte, todos são, de alguma forma, beneficiados por nossa Política Industrial”, explicou o secretário de Desenvolvimento e Promoção de Investimento, Mauro Knijnik.

Com 26,4%, o refino de petróleo lidera os setores que puxam o crescimento industrial, seguido dos veículos e peças automotivas (17,3%) e máquinas e equipamentos (14,3%). Segundo o economista da Fundação de Economia e Estatística (FEE) Martinho Lazzari os dois primeiros ramos puxam o crescimento em todo o país devido ao alto consumo e aumento de vendas de automóveis – dado não observado no ano anterior, devido aos grades estoques. Para Lazzari, o crescimento de máquinas e equipamentos pode ser considerado o diferencial do RS em relação a outros Estados. “Uma oferta de crédito para compra de máquinas e incentivos com o Polo Naval explicam o crescimento no setor de máquinas e equipamentos em 14,3%. Este é o grande diferencial do Estado em relação ao nível nacional”, afirma.

Balanço IBGE – O balanço aponta, ainda, que o Estado registrou crescimento de 5,8% na comparação de agosto deste ano com agosto de 2012. O Estado não registra nenhum dado negativo, já que o crescimento industrial nos últimos 12 meses é de 1,4%, e, entre julho e agosto, foi de 0,2%.

Sobre o autor

Hélio Freitag Júnior

Hélio Freitag Júnior

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções