Rua Vilmar Tavares ganha placa de identificação
Logradouro no bairro Simões Lopes homenageia repórter fotográfico do Diário da Manhã, falecido em 2011
Foi instalada nesta semana a placa identificando a rua próxima ao Leito da Viação Férrea, no bairro Simões Lopes, que passou a se chamar Rua Vilmar Tavares. A rua ganhou essa denominação através de iniciativa do vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PT), autor do Decreto-Legislativo 585/2014. “A proposição de minha autoria teve como objetivo resgatar o reconhecimento ao incessante trabalho deste profissional, que sempre se pautou pela ética e valores morais, durante décadas, em seu trabalho”, disse Marcola.
Vilmar da Silva Tavares foi repórter fotográfico do Diário da Manhã desde a fundação do jornal em 1979. Seu precoce falecimento ocorreu em 30 de julho de 2011, aos 58 anos.
ABANDONO
Mas nem tudo é motivo para comemorar. A reportagem do Diário da Manhã esteve no local e constatou o péssimo estado da via, mais do que isso: o local está abandonado há vários anos. Na rua tem um pouco de tudo: entulhos, lixo, buracos e esgoto escorrendo pela via. As últimas intervenções feitas para tapar buracos e escoar o esgoto, foram feitas pelos próprios moradores.
“Não aparece ninguém da Prefeitura há anos aqui, meu filho, a nossa situação está assim como vocês estão vendo, um horror”, relata uma moradora da Rua Vilmar Tavares, apontando para uma caixa de esgotos do Sanep que transborda sem parar.
Ela não exagera, além de galhos e restos de tudo, o cheiro também é nauseante.
Em fevereiro deste ano, o vereador Ivan Duarte (PT), sensibilizado com o apelo de um grupo de moradores da rua, solicitou providências. Ivan Duarte encaminhou pedido de providências a três órgãos. Para a secretária de Saúde, Arita Bergmann, pedia ações de prevenção e promoção da saúde para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
Ao então secretário de Obras, Idemar Barz, o vereador solicitou a limpeza da rua. Por fim, ao presidente do Sanep, Jacques Reydams, Duarte solicitou o desentupimento e conserto do ramal de esgotos da Rua Vilmar Tavares ligado à rede coletora principal.
Todas as solicitações do vereador foram completamente desconsideradas e nada foi feito. E a vida segue, do jeito que dá, na Rua Vilmar Tavares, que já não justifica e até desmerece a homenagem feita.