Sanep coleta sete mil litros de óleo saturado no primeiro semestre
Reciclagem do material resultou na produção de seis toneladas de sabão e 750 litros de detergente líquido
O projeto Óleo Sustentável, do Sanep, coletou mais de sete mil litros de óleo de cozinha usados e descartados pela população, nos primeiros seis meses deste ano, resultando na produção de seis toneladas de sabão e 750 litros de detergente líquido. Com o objetivo de reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado desse material, a proposta consolida-se como referência nacional no âmbito de iniciativas socioambientais.
De acordo com o coordenador do Departamento de Resíduos Sólidos da autarquia, Edson Plá Monterosso, a participação da comunidade é fundamental para assegurar a destinação correta do óleo e a continuidade do projeto.
“Ao contribuir com essa ação, além de preservar o meio ambiente, com práticas sustentáveis, a população também ajuda famílias que são contempladas com os produtos de limpeza e higiene feitos a partir do óleo saturado coletado pelo Sanep”, salienta.
Responsabilidade socioambiental
Os produtos resultantes do processo de reciclagem do óleo – sabão em barra e detergente líquido – são utilizados nos prédios da autarquia, gerando economia de recursos aos cofres públicos. Além disso, os itens são doados a diversas instituições do município, que auxiliam pessoas em situação de vulnerabilidade social, impactando positivamente a vida de mais de mil famílias.
O projeto não só possibilita a reutilização de um resíduo altamente nocivo ao meio ambiente, como também contribui para a geração de empregos e renda, visto que a produção dos materiais é realizada pelos trabalhadores da Cooperativa Nova Esperança – empresa conveniada ao Sanep e responsável pela usina de processamento de óleo saturado.
Novos locais de coleta
A autarquia inaugurou, no fim do último ano, três novos pontos de descarte de óleo no município, localizados no Câmpus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), no Pop Center e na sede da Secretaria de Assistência Social (SAS) de Pelotas, com o intuito de ampliar a capacidade de coleta e viabilizar a destinação adequada do óleo de cozinha usado.
Preserve o meio ambiente
A cidade conta com mais de 25 pontos estratégicos de coleta presentes em locais movimentados, como o Mercado Central, o Parque Una, supermercados e postos de gasolina. Para mais informações, acesse sanep.com.br/oleosustentavel.
Foto Luana Medeiros