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quarta, 15 de maio de 2024

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Sanep consegue atender demanda de serviços da população

25 julho
15:17 2014

O Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) informa que, ainda que com muito esforço, está conseguindo atender à demanda reprimida da população pelotense, acumulada ao longo de mais de dois meses devido à greve de parte dos servidores. A autarquia fez um plano de ação e tem prestado manutenção ativa, realizando de 45 a 50 atendimentos diários apenas no setor de água, além de consertos diversos, ações de drenagem e esgotos. “A coleta de resíduos está com 100% de funcionamento”, assegura o superintendente administrativo do Sanep, Nede Santana.

Relatório do Departamento de Água – Divisão de Abastecimento de Águas (DEPA/DAG) do Sanep afirma que de 19 de maio a 1º de junho foram executados 34 serviços pela equipe de plantão permanente, entre consertos de vazamentos, de adutoras e de redes. De 2 de junho a 30 de junho, outros 39 serviços foram feitos. A equipe realiza vistoria motorizada nas áreas urbana e rural, uma vez por turno, em todos os pontos de redes adutoras e reservatórios que sofreram atos de vandalismo no início da greve.

A quantidade de servidores em greve diminui a cada dia. Atualmente, apenas 28% mantêm-se paralisados; de 2 a 5 funcionários retornam ao trabalho diariamente. Foto: Vanderlei Porto

A quantidade de servidores em greve diminui a cada dia. Atualmente, apenas 28% mantêm-se paralisados; de 2 a 5 funcionários retornam ao trabalho diariamente.
Foto: Vanderlei Porto

O setor mais prejudicado é o de esgotos, visto que boa parte dos integrantes do movimento grevista – que ainda não retornaram ao trabalho -atuam nesta área. Existe uma demanda represada desde maio entre 150 e 200 pedidos de ligação de esgotos. Por outro lado, cerca de 50% das solicitações de desobstruções desta área já foram atendidas (eram 1.200 no início da greve e atualmente totalizam cerca de 600).

Abaixo-assinado contra a greve – A direção do Sanep recebeu cópia de um abaixo-assinado com 350 assinaturas de servidores da autarquia, protocolado na Câmara de Vereadores no dia 22 de julho, que afirmam aceitar o índice de reajuste proposto pela Prefeitura de Pelotas – 6,8% no salário, ou seja, 1% acima da reposição da inflação, e 7% no vale-alimentação, o que acrescenta em torno de R$ 40,00 ao valor atual. O movimento grevista “fincou o pé” nos 12,75% que pediu desde o início. A autarquia estima que os servidores que continuam em greve já perderam, incluídos os benefícios, em torno de R$ 2.300,00.

O Sanep tem 851 servidores. Destes, 66 estão em férias ou licenças de interesse ou de saúde. Se no início da greve havia 62% de adesão à greve – em torno de 530 servidores parados, segundo o Sindicato dos Servidores Municipais do Saneamento Básico de Pelotas (Simsapel), hoje o número caiu para 240, o que representa 28% dos servidores.

“O movimento grevista perdeu força. Cada dia de 2 a 5 servidores retornam ao trabalho. O Simsapel diz que o governo é autoritário, mas não pediu nenhuma reunião com a prefeitura antes de deflagrar a greve. Em três meses nós apresentamos seis propostas. Por que o sindicato não convoca uma assembleia geral para a categoria decidir? Quem está sendo autoritário, intransigente? Tudo nos leva a crer que esta greve tem cunho meramente político”, pondera Santana, “Uma pena, porque a principal prejudicada com essa greve é a população – mas os segundos mais prejudicados são os próprios servidores.”

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