Sanep participa de operação integrada antifurto de hidrômetros
Ação comandada pela Brigada Militar também reuniu equipes da Patram, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e da CEEE Equatorial
O Sanep participou de uma operação integrada para combater o furto de cabos da rede elétrica e hidrômetros, deflagrada na última quarta-feira (17). Sob o comando da Brigada Militar, equipes da Patrulha Ambiental (Patram), da Divisão de Hidrômetros da autarquia, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e da CEEE Equatorial visitaram seis pontos de compra e venda de materiais reaproveitáveis, com objetivo de fiscalizar e orientar os locais sobre os procedimentos a serem adotados para inibir a receptação de objetos com procedência duvidosa.
Nos registros oficiais da autarquia constam 750 ocorrências de hidrômetro furtado neste ano. O custo para reposição de cada unidade do aparelho é de R$ 190,00, sem incluir mão de obra. Isso resulta em um total de R$ 142,5 mil de recursos públicos destinados ao atendimento de ocorrências em 2025.
Como denunciar
A orientação para o cidadão em casos de hidrômetro furtado é comunicar o Sanep pelo telefone 0800.015.0115 ou pelo site sanep.com.br, na aba “Solicitações online” para ser providenciada a reposição. Além disso, deve ser gerado boletim de ocorrência para furto, serviço disponível pela Delegacia Online da Polícia Civil, através do endereço eletrônico delegaciaonline.rs.gov.br ou pelo telefone (53) 98427 6986. Imagens de câmeras de segurança que ajudem a identificar o autor do crime podem ser encaminhadas junto à denúncia de forma anônima.







