Sanep promove homenagem a mulheres servidoras
Em atividade alusiva ao Mês da Mulher, autarquia agraciou as primeiras trabalhadora e diretora-presidente da sua história
Para eternizar grandes marcos da história feminina no saneamento básico pelotense, a primeira funcionária mulher e a primeira diretora-presidente da história do Sanep foram homenageadas na sede da autarquia nesta terça-feira (14). O ato foi realizado em parceria com o Sindicato dos Servidores Municipais do Saneamento Básico de Pelotas (Simsapel).
Servidora da Divisão de Serviços Gerais (DSG) de 1977 a 2002, Ceres Costa, com emoção, relembrou e agradeceu a equipe que compartilhou as mais de duas décadas de trabalho. “Todo mundo foi incansável na época que trabalhei aqui no Sanep. Sempre me senti muito respeitada e, graças ao pessoal que trabalhou comigo, pude chegar onde cheguei”, destacou.
Equipe feminina eternizada
A primeira mulher à frente da direção da autarquia, Michele Alsina, também teve o mérito reconhecido com a placa em seu nome fixada ao lado da de Ceres, a quem credita grande importância pelo Sanep contar, hoje, com a presença feminina em todos os setores. “Talvez ela não saiba do papel importante que tem, mas marcou a história da nossa equipe feminina. Foi um grande passo que representa todas nós mulheres. Hoje, somos motoristas, operadoras, instaladoras, escreventes, superintendentes, diretoras. E somente nós conhecemos as dificuldades e os desafios diários que enfrentamos para prestar um serviço de qualidade, sabendo da essencialidade do nosso serviço”, enfatizou a gestora, que enalteceu o trabalho das 180 mulheres que, atualmente, integram a equipe do Sanep.
Oportunidade de reflexão
O mês da mulher, celebrado em março, é destinado à reflexão e debate sobre a presença das mulheres nos diversos espaços da sociedade, entre eles, o mercado de trabalho. No Sanep, única autarquia municipal do país a gerir os quatro eixos do saneamento básico – água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos -, a primeira servidora mulher, Ceres Vitória Costa, foi contratada em 1977, 12 anos após a criação do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE), que se transformou em Sanep. De agora em diante, quem procurar o atendimento, poderá contemplar as placas que homenageiam o pioneirismo feminino no saneamento básico pelotense.