Diário da Manhã

sexta, 17 de maio de 2024

Notícias

Sanep recupera nível dos reservatórios do Prazeres e Z3

Sanep recupera nível dos reservatórios do Prazeres e Z3
06 fevereiro
09:14 2017

A última sexta-feira (3) foi tranquila para os moradores do Laranjal, sem registros de desabastecimento de água. “O consumo ao longo do dia foi dentro do normal, não tão alto como tinha sido na última quarta-feira (1), o que viabilizou recuperar os reservatórios do Balneário dos Prazeres e da Colônia Z3”, explicou o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia.

Pelotas enfrentou três problemas em três dias consecutivos, no início desta semana: no domingo (29) houve rompimento de uma adutora; na segunda-feira (30) em outra e na terça (31), no booster, a bomba localizada na avenida Dom Joaquim que ajuda a impulsionar a água que vem da Estação de Tratamento de Água (ETA) Sinotti para os reservatórios R8 (Areal), R15 (Laranjal/Alphaville) e R11 (Prazeres). O problema no booster impediu o abastecimento de água por cerca de sete horas e, com o consumo bem acima do normal na quarta-feira, o resultado foi reservatórios secos.

Para tentar normalizar a situação e recuperar os níveis dos reservatórios, o Sanep tem realizado algumas manobras nos últimos dias, como interromper o abastecimento durante a madrugada. A medida tem ajudado. O reservatório dos Prazeres atingiu, na tarde desta sexta-feira, os dois metros de altura no nível de água (a capacidade máxima é de três metros) e o da Z3, um metro (capacidade máxima de 2,8 metros). As manobras devem continuar, a fim de evitar a falta de água em horários cruciais para a população.

O Posto Branco foi o único local que exigiu medidas extras nesta sexta-feira. A localidade é normalmente abastecida por um caminhão-pipa, mas nesta sexta o Sanep alugou mais um veículo e fez duas cargas, para garantir o abastecimento da comunidade.

Garcia lembra que a adutora que conduz água aos balneários e Z3 data de 1912 e que, nos últimos anos, aquela região de Pelotas cresceu muito, a partir da instalação de novos condomínios e conjuntos residenciais, o que faz aumentar o consumo e, por consequência, causar diminuição da pressão ou falta d’água sempre que há algum problema na rede ou dias de muito calor.

CONSUMO CONSCIENTE

Para evitar problemas de abastecimento, destaca o diretor-presidente da autarquia, é muito importante o consumo consciente: evitar lavar carros, pátios, calçadas e até de tomar banhos de mangueira; não deixar a torneira com água \”correndo\” ao lavar a louça; tomar banhos rápidos e, principalmente, informar vazamentos imediatamente.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções