Saúde combate foco do mosquito Aedes aegypti no Porto
Na última sexta-feira (20), o departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS) identificou um foco do mosquito Aedes aegypti na região do Porto, nas proximidades da rua Giuseppe Garibaldi
Imediatamente as equipes começaram o combate ao foco, com produtos químicos e biológicos. Estes produtos matam especificamente o mosquito adulto, reduzindo de forma significativa a sua população.
Para avaliar a ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, nesta quarta-feira, às 14h30min, o Comitê de Crise na Saúde irá se reunir no auditório DST da SMS. Também serão repassadas as orientações que a Vigilância tem feito durante visita em bairros da cidade – como os loteamentos Getúlio Vargas, Pestano, Eldorado e Vila dos Municipários.
A orientação é de que os moradores mantenham as janelas abertas durante a passagem dos fumacês, para que o produto, que mata o mosquito apenas por contato, entre nas casas. As ações precisam ser intensas pela rapidez com que a larva se desenvolve para a fase adulta (o mosquito vive 30 dias, em média).
Denúncia de possíveis focos do Aedes aegypti podem ser reportadas pelo telefone 156. A ligação é gratuita de telefones fixos.
SMS altera rota do Fumacê
Vários bairros da cidade já receberam o fumacê veicular noturno, que visa eliminar mosquitos adultos, especialmente o Aedes aegypti – que transmite a dengue, chikungunya e o zika vírus. Problemas no equipamento, porém, causaram alterações na rota.
A Secretaria da Saúde (SMS) informa que a ação prevista para ser realizada na última quinta-feira, no Balneário dos Prazeres, não pôde ser concluída por um problema na máquina.
Na sexta-feira, o Santo Antônio e Valverde também não puderam receber o fumacê porque a equipe destinada ao trabalho no local foi remanejada para atender a um chamado da SMS, que localizou um foco do mosquito Aedes aegypti no Município. A partir de hoje à noite, as equipes retornam ao cronograma.
Os locais que já receberam a ação foram: Getúlio Vargas, Pestano, Eldorado, Vila dos Municipários, Arco Íris, Arco Baleno, Dunas, Jardim das Tradições, Bom Jesus, Jardim Europa, Cohab Tablada, Sanga Funda e Corredor da Boa Vista.
CRONOGRAMA
SEGUNDA-FEIRA – Simões Lopes e Ceval
TERÇA-FEIRA – Colina do Sol e Castilho
QUARTA-FEIRA – Governaço e Vila Nova
Dia 26 – Vasco Pires e Obelisco
Dia 27 – Sítio Floresta
Dia 30 – Vila Princesa
Dia 31 – Denúncias/Solicitações
A programação poderá sofrer alterações devido às condições climáticas, manutenção do equipamento e possíveis focos de Aedes aegypti. Rotas que não forem realizadas pelos motivos descritos serão remanejadas para os primeiros dias do mês seguinte.