Diário da Manhã

sábado, 04 de maio de 2024

Notícias

Saúde: Eduardo conhece tecnologias que quer implantar em Pelotas

13 novembro
15:00 2014

Eduardo visitou UPA de Atibaia Campinas e projeto para aprovação de empreendimentos imobiliários em Campinas, São Paulo

O prefeito Eduardo Leite esteve em Campinas onde participou da 66ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos e também se encontrou com representantes da prefeitura local

O prefeito esteve em Campinas onde participou da 66ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos e também se encontrou com representantes da prefeitura local

O prefeito Eduardo Leite, esteve ontem (11/11/2014) na região de Campinas onde participou da 66ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos e também se encontrou com representantes da prefeitura local. Visitou ainda uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Atibaia, cidade vizinha. Lá pôde conhecer, na prática, uma ferramenta tecnológica que permite a organização de processos e procedimentos a partir da classificação de risco do paciente, o que, na avaliação de Eduardo, “dá muito mais sentimento de real acolhimento para a população e garante o atendimento das pessoas que mais precisam”.

O prefeito planeja implantar processo semelhante nas futuras UPAs de Pelotas, previstas para o próximo ano. “Está muito claro para nós que uma ferramenta como esta de Atibaia ou outra do mesmo porte terá que ser implementada em Pelotas.”

Visitou ainda uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Atibaia, cidade vizinha

Visitou ainda uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Atibaia, cidade vizinha

A ideia de conhecer a inovação partiu do prefeito, depois de tomar conhecimento de trabalho semelhante que vem sendo discutido em Campinas pelo Instituto Tellus, especializado em soluções inovadoras para o serviço público. A troca de experiências em gestão faz parte do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, liderado pela Comunitas. Pelotas e Campinas estão entre os oito municípios que participam da iniciativa. “A Comunitas é realmente uma facilitadora, que incentiva o conhecimento de boas práticas em gestão pública que possam ser disseminadas por todo o país”, disse Leite.

Em Campinas o prefeito de Pelotas pôde conhecer também uma das outras frentes do Juntos desenvolvidas pela prefeitura da cidade: o projeto para aprovação de empreendimentos imobiliários. Já em sua segunda fase, a ação tem como objetivo padronizar e agilizar o processo para a liberação de licenças imobiliárias, com regras claras. “Campinas foi pioneira nesse processo e se comprometeu a disseminar tudo o que for produzido aqui para outros municípios e queremos conhecer as experiências de quem está chegando agora, de quem vai fazer boas práticas de gestão pública. Essa é a maravilha desse programa: juntos, para melhorar a qualidade da gestão pública no nosso país”, declarou o secretário de Administração da cidade anfitriã, Silvio Bernardin.

A Comunitas

Eduardo conheceu, na prática, uma ferramenta tecnológica que permite a organização de processos e procedimentos a partir da classificação de risco do paciente

Eduardo conheceu, na prática, uma ferramenta tecnológica que permite a organização de processos e procedimentos a partir da classificação de risco do paciente

A Comunitas é uma organização da sociedade civil, de caráter apartidário. Fundada no ano 2000, tem como objetivo estimular o engajamento da sociedade e dos setores público e privado no desenvolvimento do país. Com esse objetivo, promove ações para o fortalecimento da gestão pública e aprimoramento dos serviços oferecidos à população. Atua em áreas como a melhoria do equilíbrio fiscal e da prestação de serviços; a eficiência na comunicação e na administração de projetos; a inovação em setores como saúde e educação; o intercâmbio de ideais e práticas exitosas sobre investimento social corporativo e a discussão de projetos e tendências na esfera social.

Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável

É um programa de aprimoramento da gestão pública, desenvolvido em oito municípios brasileiros: Campinas (SP), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP), Itirapina (SP), Juiz de Fora (MG), Teresina (PI) e Curitiba (PR). Foram escolhidas cidades governadas por diversos partidos (PT, PSB, PSDB, PDT E PMDB), com prefeitos em primeiro mandato, e de diferentes regiões do país. Com suas ações, o Juntos pretende estimular o envolvimento de lideranças políticas e empresariais na melhoraria da qualidade dos serviços oferecidos à população e também promover o intercâmbio de boas práticas entre os setores público e privado. Os projetos são desenvolvidos em várias áreas, entre elas, gestão fiscal, saúde e educação. Para esse trabalho, feito em parceria com empresas privadas, a Comunitas ainda tem o apoio da consultoria Falconi, do Instituto Tellus de inovações em design de inovações em governo, do CLP (Centro de Liderança Pública) e da FSB Comunicações.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções